A “GERINGONÇA” TEM FUTURO? TEM QUE TER!

(Joaquim Vassalo Abreu, 04/11/2017)

geringonca2

O Daniel Oliveira publicou por estes dias um texto, que quase na íntegra corroboro, que se intitula: “O Orçamento é de Esquerda. Mas deixa Esquerda para o futuro?”.

Enumera, embora não exaustivamente, o que de bom já se fez mas, recordando o ainda não realizado, preocupa-o que deixando tudo isso para o futuro, tal fique como uma “marca” negativa desta governação. O que quer dizer, para o Daniel, não ter este Governo feito tudo o que os Partidos à sua esquerda reclamaram e reclamam, como a Contratação Colectiva e a sua caducidade, por exemplo.

É inquestionável ser substancialmente correcto e factual que ainda há muito por fazer, mas como comentador e analista político que é, o Daniel esbarra na dúvida sistemática que o assalta, a ele e a outros, que se manifesta na tendência para o politicamente correcto (deixar sempre pontas soltas na sua abrangente linguagem) e no receio de assumir o papel de antecipador, utilizando para isso a dúbia interrogação.

Mas eu, como não sou analista nem comentador de serviço, não convivo com essa tal dúvida sistemática e procuro sempre simplificar. E não concordo que essas importantes medidas ainda não tomadas ou mesmo adiadas, fiquem como uma “marca” negativa para as Esquerdas. Não penso mesmo isso!

Penso, antes pelo contrário, que o que já foi feito e conseguido é que fica como uma “marca”! E fica por várias razões. A saber:

  • Porque nem o mais iluminado optimista imaginaria ser possível que, em pouco mais de dois anos, esta solução governativa tivesse tanto sucesso.
  • Porque nem o mais empedernido optimista a sonharia há pouco mais de dois anos.
  • Porque o que também fica como uma indelével “marca” é o fim do mito de que as Esquerdas não sabem governar. As Esquerdas mostraram e têm mostrado que são competentes e que sabem conjugar uma certa austeridade (cativações, por exemplo) com reposição de direitos e rendimentos, com crescimento económico e controlo das Finanças Públicas. Coisas que as Direitas nunca saberão.
  • Porque com tudo isto as Esquerdas ganharam crédito e respeito insuspeitáveis. Até lá fora!
  • Pelo que esta “marca” tem que ser ainda mais fortemente sedimentada. Porque se ajusta às vontades da grande maioria da sua base de apoio e, ia apostar, da grande fatia da população e desperdiçá-la, para além de um grosseiro erro, seria um crime de lesa pátria.

E isso mesmo ficou bem visível ainda hoje na discussão e aprovação do Orçamento de Estado para 2018 e em que à irritação de toda uma quezilenta Direita, perdida e incapaz de apresentar alguma alternativa, correspondia um acerto cada vez maior e mais pacífico das Esquerdas.

Por tudo o exposto e também porque entendo que não pode ser tudo feito de uma vez só, há coisas mesmo que requerem o seu tempo, é imprescindível que o que ainda não foi realizado e é forçoso que se realize, continue a constar da agenda como um essencial objectivo conducente ao combate efectivo à precariedade, à estabilização das leis do trabalho e à segurança no emprego.

Mas, ainda assim, é minha convicção que tem aumentado paulatinamente o número daqueles que já compreendem que, tal como Roma e Pavia não se fizeram num dia, quer queiramos quer não, só poderemos todos esses desideratos alcançar se tivermos as contas públicas controladas, o défice a descer, o saldo primário excedentário e a dívida pública a diminuir.

E isso não só é importante para que o financiamento do Estado e da economia estejam assegurados e a taxas cada vez mais baixas, mas também para que a nossa credibilidade e afirmação fiquem, elas igualmente, como uma “marca”! Mas essa “marca” cada vez mais vincada, necessita de cada vez maior sustentabilidade, que só pode ser alcançada através do cumprimento dos pressupostos acima enunciados.

A Esquerda, toda a Esquerda, ou Esquerdas, tem que estar bem ciente disso e quando digo que a grande maioria do Povo das Esquerdas está cada vez mais elucidado a esse respeito, é para dizer claramente que quem isto subestimar será fortemente penalizado por todo esse eleitorado.

Esticar a corda, seja de um lado, ou seja do outro, mais à esquerda ou menos à esquerda, será sempre contraproducente, tanto mais que o que se notam são substantivos avanços e não recuos. Do mesmo modo que o precipitado aproveitamento de algum sinal que as sondagens possam fornecer o será inevitavelmente. A “marca”, a tal “marca” é já indissociável dos Partidos que sustentam este Governo e, estou convencido, esse mesmo Povo não perdoaria ao PS nem a arrogância nem o distanciamento.

O que esta solução governativa teve e tem de grande mérito é mesmo isso: é, na sua diversidade, os Partidos que a compõem terem conseguido estar juntos e coesos no essencial. No possível, ou no imediatamente possível melhor dito, em detrimento precisamente daquilo que ainda está fora do seu tempo e se mostra, neste momento, mais separador que agregador.

Devemos a este Governo os louros pelos resultados alcançados, mas devemos aos restantes Partidos da “coligação” (a que agora o PSD resolveu chamar de “Social Comunista”!) a justeza, firmeza e resiliência na exigência de medidas que pareciam impossíveis, mas que, como disse, se mostraram salutares e, igualmente de suprema importância, no desabar de um vetusto “tabu”: o de que os tais Partidos, a que as Direitas chamam de “Radicais”, estavam impossibilitados de pertencerem ao arco da governação.

E a quebra deste “tabu”, ao mesmo tempo que abriu importantes janelas para o futuro, abriu também a porta a cada vez maiores responsabilidades.

E hoje virei “analista”! Como diz um Irmão meu: dizes que não és, mas afinal…


Fonte aqui

5 pensamentos sobre “A “GERINGONÇA” TEM FUTURO? TEM QUE TER!

  1. A direita sempre teve a inteligência da união e o grupo de Hilderberg é o seu estado maior.
    As forças de esquerda nunca se uniram, pelo contrário, guerreiam-se. É histórico.
    Os resultados estão à vista com esta união. Esperemos de continue.

  2. Subscrevo em absoluto o artigo publicado por Joaquim Vassalo Abreu, porque sendo um homem de esquerda, sempre me revi numa análise compaginável com o que aqui foi vertido. È que ser de esquerda, verdadeiramente de esquerda, pressupõe ser dotado de valores que possam fazer avançar ideias tendentes a proporcionar o direito a que todo o ser humano almeja. Ora, assim sendo, é necessário que haja coragem para levar por diante as políticas susceptíveis de satisfazer esse desiderato. Mas isso não quer dizer que se entre num aventureirismo capaz de deitar tudo a perder. O que o Governo conseguiu nestes quase dois anos fui muito, foi muitíssimo, mas por isso mesmo é natural que os benefícios sejam repartidos, na justa medida, pela população, mas sem perder de vista as responsabilidades em cumprir os compromissos assumidos, que é o que o Governo tem vindo a fazer, por vezes muito a contragosto de certos teóricos, que não tendo outra responsabilidade que a de debitar umas notas se torna fácil arranjar solução para todas as reivindicações. Mas governar é outra coisa, muito mais complexa que não se revê em simples beijos e abraços, nem tampouco em apregoar ideias fantasiosas e muitas vezes irrealizáveis. Ora é aqui que entra o Sr. Daniel Oliveira e muitos outros Danieis, que ao primeiro vislumbre de algum desafogo económico, logo acham justo, distribui-lo pelas massas. Este vírus inoculado nas pessoas de ideologia semelhante ao do Sr. Daniel, contagia-os de tal maneira que nada mais enxergam que é o que eles denominam de “defesa intransigente das massas”. Compreendo, que as sociedades devem tender cada vez mais, para acabar com esta barbaridade de um capitalismo desenfreado, devorador, que tudo suga, mas não me parece que se possa exigir mais de um governo com tão pouco tempo de vida. È preciso consolidar tanto internamente como no exterior os êxitos alcançados, para que cada vez o país mereça o respeito que lhe é devido pelas medidas tomadas o que se irá traduzir inevitavelmente em benefícios. É preciso dar tempo ao tempo. È preciso não esticar demasiado a corda. É preciso que os Srs Danieis moderem a sua sofreguidão. È preciso caminhar com os pés bem assentes no chão e não embarcar em aventureirismos que certamente nos levariam a entrar de novo na noite escura da qual ainda há pouco tempo saímos.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.