O REI FALOU! Calem-se…

(Joaquim Vassalo Abreu, 18/10/2017)

marcelo_rei1

O Excentíssimo Sr. Presidente da República, quero dizer o REI, porque amigo do Povo como todos os Reis, falou e disse! Mas o que disse? Nada! Como todos os Reis…

Mas, como parêntesis, eu não posso ser considerado um adepto incondicional deste Rei porque, antes mesmo dele ser eleito, eu escrevi umas diatribes acerca do cujo e às quais, como estão escritas, eu não posso renegar! Foram escritas e publicadas no meu Blog, esse que todos conhecem!, nos dias 11 e 13 de Dezembro de 2015, O Marcelo nada! e  O MARCELO NADA (2).

Mas ele hoje falou e disse! O quê? Pouco mais que nada. Mas o Rei Marcelo é o supremo Comandante-em-chefe de todas as Forças Armadas, e chefe maior da Nação, o que quer dizer o seu principal responsável. O responsável supremo, melhor dito.

Ou não? Será ele apenas decorativo? Pois não parece! Pois ele quer saber de tudo e sobre tudo opinar…embora não emitindo veementes avisos como o outro…

Ele comanda, como disse ( mas será que é apenas decorativo?), tudo o que são Forças Armadas, da terra, do mar e dos céus, armadas e não armadas, e já agora ele é, para além disso, dono de tudo o que é político e não político, para além de todos os beijos e abraços e também das selfies

Mas, perante a calamidade, da qual todos devemos pedir desculpa às vítimas pela nossa inoperância e alheamento, os militares que ele tão galhardamente comanda foram para o terreno? Isso era com as chefias…

Demiti-los e já! E os tais meios humanos que faltavam e não apareceram, ficaram onde? Nos quartéis! Fazendo escalas e jogando à sueca, para nào falar em jogos mais “hard”? Isso é com as chefias…

Mas então para que serve o Sr. Presidente, Comandante-Em-Chefe de todas as Forças Armadas e Rei daqui e de além mar, pois temos a Madeira e os Açores para além das Berlengas e das Selvagens, num momento de crise aguda? Para inspeccionar as tropas em desfile, para beijar e para ” selfiar”! E para falar…Mas só!

Ele revista as tropas, certifica-se que estão bem alinhadas, fazem-lhe continência e ele segue hirto e educado. Como manda o protocolo, dele e dos outros todos! Mas que manda? Nada!

Aí ele faz, sem dúvida, de figura decorativa! Mas, no caso premente, o que faltou? O Exército! E todo o mundo notou, Sr. Presidente-Rei-Em-Chefe! Culpa do Governo? Não, de V.Exª, quer dizer, das chefias…já me ia esquecendo…

Mas mais, para além dos meios humanos que todos reclamavam (não há bombeiros para acorrer a mais de quinhentos fogos, já lhe ocorreu?)  faltou também a sua larga e extensivamente frota, de tudo o que imaginar se possa, pois eu vejo-a amiúde desfilando aqui pelas ruas da Póvoa e pavoneando-se como que dizendo: “nós existimos”!

Mas elas têm tudo para desfilar, assim como desfilam no dia glorioso da Pátria e da grei, para além de Camões e das Comunidades, como desfilam todos os arsenais que reservadamente possuímos! Só não desfilam os submarinos pois estes, para além de boiarem na Doca de Santos, só andam pelos fundos dos mares, cumprindo funções de elevadíssimo risco…pois estão debaixo de água e isso é sempre um risco!

Mas, veja bem, ainda há quem pergunte, e só pode ser alguém que da sua própria Pátria mostra asco, para que servem as Forças Armadas e, concomitantemente, note a insinuação, o seu Comandante-Em-Chefe! Para desfilar, dizem eles, do fundo da sua enorme ignorância. Deus lhes perdoe, já que a Pátria tal não pode fazer…

Mas é isso, Sr. Presidente: Sua Exª disse nada, e nada é o que eu esperava ouvir, e sem surpresa!

Mas agora, digo-lhe com toda a franqueza Sr. Presidente, esperava mais de si! Para além de, sem quaisquer tibiezas, ter exigido do PM a demissão da Ministra e de toda a gente do aparelho de Estado, que como dizem os doutos comentadores falhou, enfim, que não da sua, o único imune a qualquer responsabilidade  como qualquer Rei deve ser, S. Exª, tal como a totalidade dos comentadores, opinadores, opinadores disto e daquilo e de tudo e de nada, sabedores e especialistas em tudo e até na “vox- populi”, não referiu nunca aquele pequeno pormenor: é que foram ateados mais de quinhentos fogos numa só noite!

A S. Exª, um ser tão arguto e de pensamento mais rápido que o do Lucky Luck, não lhe surgiu nada? Uma pequena estranheza que fosse? Nenhum assessor, na ausência de sua lembrança ( o Senhor pode ser dotado mas na intempérie de informaçào há sempre algo que pode escapar pois ninguém é sobre-humano, embora haja quem assim faça por parecer…), lhe insinuou sequer: Mas, Sr. Presidente  e Comandante-Em-Chefe de todas as Forças Armadas, do mar,da terra e do céu, é que são mais de quinhentos …! Eu sei, disse V. Exª seca e distraidamente…

E foi assim a decisiva intervenção das nossas Forças Armadas, neste inaudito e inusitado conflito entre as forças do bem e do mal, do mafarrico contra as gentes ordeiras, com o seu Comandante Supremo na chefia!

Tão grandiosa foi a vitória, pesem as mais de trinta vítimas (pedimos-lhe desculpa), que resta apenas dizer: Parabéns incendiários…great job!

PS: Perante as tamanhas alarvidades que eu tenho ouvido, as minhas banalidades são pormenor…


Fonte aqui

5 pensamentos sobre “O REI FALOU! Calem-se…

  1. A Republica e os republicanos em 107 anos em que se ocuparam dos destinos da nação, a única coisa que produziram foi luto e mais luto ao povo, de todas as classes sociais, roubo e mais roubo, destruição e mais destruição, portanto não servem, fim à republica.

  2. Palavras para quê?!…se é um artista português, oriundo do fascismo, que integrou os “do arco” sempre ávido do poder tendo-se candidatado em diversas vezes e a diversos cargos, de que viria a celebrizar-se pelo mergulho no Tejo para Zépovinho portuga ver, mas saiu sempre derrotado até que, sem alternativa melhor à direita (então tendo à frente o miserável do vidente de Massamá que nem o apoiou) e uma pseudo-esquerda dividida entre uma tal roseira e um independente sério, lá conseguiu a sua primeira vitória!
    Este é o Marcelo que temos na PR.
    O mesmo que privava livremente e às claras com gentalha com o estofo de um ricardo salgado agora a contas.com a justiça.
    O mesmo que, logo que chegou ao poder, teve a feliz e esclarecedora (para melhor poderem conhecer os que ainda não conheciam bem qual o seu posicionamento político-ideológico, tanto mais que ele se haviam reclamado, na campanha, vir da “esquerda da direita”) ideia de condecorar o miserável do silva de Boliqueime pelos gloriosos feitos alcançados em favor da Pátria desde que se alistou na tenebrosa pide/dgs do colonial fascista marcelo caetano, por sinal, o seu padrinho e mentor e singular prof. de Direito.
    Enfim este é o Marcelo que entre beijos, abraços, selfies e outros afectos, se propõe defender e proteger com e por todos os meios ao seu alcance, o sistema capitalista como sistema dominante na sociedade lusa.
    Por isso, como todo e qualquer outro reacionário burguês capitalista, este Marcelo tudo fará para que a (sua família política) direita volte a ter o acesso ao pote, mesmo sabendo que a maior parte dos actuais governantes lusos para anticapitalistas só lhes faltam as penas.
    E sendo assim, preparem-se para o que aí pode vir, depois das tragédias dos últimos incêndios provocados, tal como em pleno período revolucionário em curso, por habilitados terroristas. Eu não tenho dúvidas!

  3. Tem toda a razão. As nossas Forças Armadas deveriam intervir quer no combate às chamas quer na vigilância das florestas e lugares susceptíveis de perigo. E o Sr. Presidente da República, como comandante-chefe, deveria dar essas ordens, quer as chefias militares gostassem ou não.
    Sr. PRESIDENTE, É V. EXA. QUE COMANDA AS FORÇAS ARMADAS.

    • Sorry. Se comanda, não devia comandar. Aliás, há muito que o regime nada tem de semi-presidencial. Digamos que temos por cá um regime especial, um híbrido.
      Quanto à nomenclatura (Cmdt Chefe), é capaz de ter a ver com uma natureza muito tuga: mania das grandezas, num país de barões falidos.

  4. «militares que ele* tão galhardamente comanda foram para o terreno? Isso era com as chefias» e de
    Negativo, isso devia ser com o MDN, obtido o acordo com o PM.
    As chefias, quanto muito, serão capazes de perguntar ao MD: que verbas para essas ops?
    Assim se chega a uma semana de baixa-política dura. As oposições em êxtase, já que incapazes, o habitual das oposições (todas), em ter ideias substantivas para o q quer que seja. Aguarde-se, do CDS & PSD, um projecto que seja, para um novo SNPC, ou um novo Corpo de Bombeiros.
    * O Cmdt Chefe, essa designação adoptada num pequeno país quase sem FFAA. Very peculiar, do interesse dos generais! do alter-ego do Rei?

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.