Anda demasiado nervosismo pelo ar

(Francisco Louçã, in Público, 22/09/2017)

 

louça1

Há um nervosismo no ar que só pode surpreender. O PSD, mesmo se não for medido pela bitola do Dr. Rangel às quintas-feiras, vai-se enfunando: ora é a lei da imigração, ora os fundos comunitários, ora uma frase do primeiro-ministro, ora o rating, tudo o incomoda, ou seja, não há nada que possamos descortinar nesse apocalipse. O CDS não esconde que Cristas precisa de Lisboa para a sua candidatura seguinte. E, em todos os partidos, as sondagens, frágeis como elas se têm revelado à medida dos anos, provocam epidemias de susto.

Tanto barulho para nada. Excepto no PSD, não há em nenhum partido razão para se não sorrir. Tudo leva a crer que poucos dos autarcas desavindos triunfarão: há o caso de Isaltino Morais, uma recuperação desde a prisão, mas Valentim Loureiro e Narciso Miranda parecem vencidos. Tudo leva a crer que o PS arrebata a maioria das câmaras, mantendo o seu poder anterior com poucas perdas e ganhos. Tudo leva a crer que, onde tem a presidência, o PCP se mantenha e, onde é minoritário, continue numa fasquia relevante. Confirmará assim a sua força orgânica e o secretário-geral discursará aos militantes sobre o trabalho do seu partido. Tudo leva a crer que o Bloco cresça eleitoralmente e eleja vereadores em cidades importantes. Tudo tranquilo. Então, porquê o nervosismo em tantos destes partidos?

A primeira razão do nervosismo é o PSD. Se tudo estava desenhado para Passos Coelho continuar depois de outubro, mesmo derrotado, agora as águas agitam-se. O PSD pode ficar abaixo dos 15% em Lisboa e Porto, se as primeiras sondagens se confirmarem. Isso seria uma tragédia para a sua direcção.

Mas o facto é que ninguém quer que Passos se vá embora: o Presidente quer mantê-lo, Rui Rio quer tempo, que a campanha interna não tem sido feliz, o Primeiro-ministro reza para que seja Passos a conduzir o PSD nas próximas eleições, o CDS também, o aparelho aguenta-o. Só que o comboio pode descarrilar em Lisboa e Porto e, aliás, os generais do PSD fizeram tudo para que isso acontecesse.

A segunda razão é o tal André Ventura em Loures. A sua campanha, em si, é uma tristeza, o PSD foge dele, os jornalistas só encontram banalidades e fingimento, a derrota é anunciada e será um ar que se lhe deu. Mas o aspecto mais importante do personagem não é propriamente os ciganos, a pena de morte, a castração e tudo o que mobiliza da conversa de sarjeta. É que o homem nasceu num programa de televisão sobre futebol. Foi o que criou a persona pública, que lhe fez sentir que não importa o que diga desde que seja chocante, que o que é preciso é abanar-se muito e interromper toda a gente. Ou seja, o exemplo pode vir a ser radicalizado: há canais de televisão prontos para inventar os seus candidatos e promover delinquentes, afinal o Brasil fica aqui tão perto.

A terceira é a manha. No caso da casa de Fernando Medina, que comprou mais caro do que um ex-ministro do CDS seu vizinho, no mesmo ano, nada a assinalar se não o interesse de Assunção Cristas que, na CMTV, pré-anunciou o que viria a ser publicado pelos jornais um par de dias depois. Sinal de nervosismo.

A quarta forma de nervosismo é a que não se esperaria que se manifestasse: Jerónimo de Sousa usa o seu repertório da raposa e das uvas para atacar Catarina, porque ela criticou os autarcas que apoiaram a troika. É portanto uma divergência inexistente, um pretexto. Mas revela uma preocupação pouco compreensível: é fácil levantar a base de um partido contra os apontados inimigos, mas era escusado ver um homem experiente como Jerónimo a ter que ouvir a resposta de Catarina rejeitando o sectarismo.

Há portanto muitas formas de nervosismo, mais do que as que se poderia esperar ou do que as que este país à beira-mar plantado merece. Mas, o que quer, cara leitora ou leitor, são eleições.

5 pensamentos sobre “Anda demasiado nervosismo pelo ar

  1. – Algumas das razões porque a direita anda nervosa.

    – Taxa de desemprego baixa para 8,8%.
    – A taxa de desemprego recuou no segundo trimestre deste ano, caindo dos 10,1% para os 8,8%.
    – Costa: “2017 vai ser o ano de maior crescimento económico do século”.
    – Portugal sai do défice excessivo.
    – Banco de Portugal antecipa o maior crescimento desde o início do século.
    – Crescimento nominal do PIB atinge os 4,2% (y) Publicado em 31/08/2017.
    – Moscovici: “Estou impressionado com a economia portuguesa”.
    -Contribuições para a Segurança Social cresceram mais de 7%.
    – Excedente da Segurança Social subiu para 1532 milhões de euros em 2016.
    – Portugal capta maior valor de investimento direto estrangeiro dos últimos 20 anos.
    – Governo pretende pagar tudo ao FMI até 2019
    De acordo com a nota do IGCP aos investidores, o Executivo pediu autorização para acelerar os reembolsos ao Fundo com vista ao pagamento de 9,7 mil milhões de euros nos próximos dois anos e meio.

    Humildemente imploro perdão aos PàFiosos por mais uma má notícia.
    Em especial ao Camelo, ao Besunta das Neves, à Bruxa Teodora, ao José “Capacho PàFioso” Gomes Ferreira, à Helena “PàFiosa” Garrido, ao patético Coelho, à “Xôra” Assunção e a outra tralha quejanda.

    https://viriatoapedrada.blogspot.pt/2017/01/governo-ps-e-geringonca.html:

  2. PASSOS PASSOU-SE !!!
    A INVEJA ESTÁ A CORROE-LO.-Como não veio o diabo tentam colar-se aos sucessos da Geringonça.
    -Durante 4 anos, as suas políticas “terroristas” contra o próprio Povo resultaram em (usemos um termo macio): “auto-golos” sem parar!
    -Não cumpriu nenhum objectivo do déficit, apenas sucediam-se rectificativos atrás de rectificativos. …E sempre a meter auto-golos!
    -As ‘agências de rating’ não hesitaram e mandaram as suas tácticas para o LIXO.
    -António Costa substituiu-o, mudou a estratégia da ‘equipa’ e…deu a volta ao resultado!
    -Pôs a equipa a jogar como deveria com a estratégia certa! E os resultados vêm por acréscimo!
    -Passos nunca se conformou!
    -Desde que foi “aposentado compulsivamente” passou a agourento compulsivo.
    -Não nos esqueçamos que sempre esteve contra as políticas da ‘Geringonca’!
    -Profetizou um segundo resgate iminente!
    -Chegou ao cúmulo de pedir e desejar que os Orçamentos de Estado do governo fossem reprovados pela União Europeia!
    -Apregoou aos sete ventos a vinda do Diabo!
    -O seu discurso foi sempre o “quanto pior melhor” (…melhor para ele, claro está!)
    -Saiu-lhe tudo pela culatra!
    -Derrotado pela Realidade e com o Povo a desprezar o seu discurso negativista e na iminência de pesada derrota nas Autárquicas, quer-nos fazer crer que foi sempre um bom samaritano, um amiguinho dos bons resultados.
    -É preciso mesmo ter grande lata e nenhuma vergonha na cara !!! Por: Jorge Ribeiro.

    Cantarei até que a voz me doa. Que se cale a direita ressabiada e agoirenta do Cavaco, Passos e Cristas, cesse tudo o que a Tia Dora canta, mas também o Camelo, o Besunta das Neves, o José Capacho, o Gomes Ferreira, a Helena Garrido, porque a Geringonça cada vez mais alto se levanta.

    https://viriatoapedrada.blogspot.pt/2015/10/as-mentiras-de-passos-coelho.html

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.