Um Eixo anti Passos Coelho

(Por Estátua de Sal, 17/09/2017)

eixox

 

Estive a ver o Eixo do Mal. Interessante. Traziam um guião afinado, desde o Luís Pedro Nunes até mesmo ao Daniel Oliveira. O Eixo anti Passos.

A direita anda preocupada. Com Passos, um cavalo morto, que só ele não sabe que está morto, a direita não vai a lado nenhum. Passos é uma passadeira vermelha para António Costa e para o partido socialista. A esperança da direita é que Passos seja defenestrado e, com outro líder mais macio, seja possível uma reedição do Bloco Central, a aliança entre o PS e o PSD, já tão distante no tempo. Balsemão encomendou-lhes o guião. Com Passos a liderar o PSD a Geringonça vai durar até à eternidade.

E pior, Passos anda a virar xenófobo, racista e troglodita apoiando o candidato a Loures, André Ventura. Ou seja, como dizia o Pedro Marques Lopes, quem não gostar da Geringonça que alternativa de voto terá, sendo de direita? Votar num PSD xenófobo, não subscrevendo tais posturas? Pois.

Quer dizer. A campanha para as eleições legislativas de 2019 já começou. E qual o programa da direita? Apenas um: evitar uma Geringonça II e o afastamento de Passos é fundamental para que esse programa possa almejar ter sucesso.

A segunda parte do programa seguia o mesmo guião de forma sub-reptícia. Era o dossier Fernando Medina. Todos consideraram que usar uma campanha negra para atacar um adversário político – e ainda sem qualquer fundamento, ao que parece e foi documentado -, é o limite máximo da sujeira. Ora, ainda que o não tivessem dito, a sujeira só pode vir da direita, a saber do PSD, ou seja de Passos. E com isto se pretendeu provar que Passos e seus acólitos não sabem fazer oposição séria, e não são credíveis para enfrentar António Costa em 2019, na pior hipótese. Quando os comentadores da direita e do centro tem necessidade de vir a terreiro defender um alto dirigente socialista em época de pré-campanha eleitoral, é estranho, e tal só prova que o contexto político nacional e internacional é, no mínimo, uma tela surrealista. São precisas inovadoras grelhas de leitura para a conseguir ler e descodificar. E, infelizmente, tardam em surgir.

Ainda deram uns toques na proibição de existirem ou não jogos de futebol em dia de eleições. Nada de importante.

Mas enfim. Coitado do Passos. É, neste momento, tão insignificante que não tem quem o empurre do seu lado esquerdo mas os empurrões surgem dos seus pares do lado direito.

Ora, eu que tanto zurzo e zurzi no Coelho, só posso esboçar um sorriso de satisfação.

Até ando com uma certa comiseração dos próceres da direita. Serviram-se do Passos para fazerem a travessia da troika que ele cumpriu com afã e desvelo. Agora estão aflitos para o chutar para canto. Seria fácil se a direita tivesse um nome credível e alternativo a Passos para liderança do PSD. Mas, até ver, só surgem fogos-fátuos e promessas sem garra.

Meu caro António Costa, pode dormir descansado. E a esquerda, BE e PCP, não abdicando dos seus valores e princípios, que não estiquem demasiado a corda, empurrando o PS para os braços da direita, com Passos ou sem Passos. A política é a arte do possível. E, quase sempre, o possível fica sempre aquém do desejável.

 

6 pensamentos sobre “Um Eixo anti Passos Coelho

  1. Pois se isto está a corre para PORTUGAL,é melhor continuar com a Gerigonca. Espero doPCPe Bloco de Esqueda
    Juízo. Que pensem no país e nos portugueses!

  2. Em absoluto acordo com a parte final da análise que espelha lapidarmente os valores a defender: “Meu caro António Costa, pode dormir descansado. E a esquerda, BE e PCP, não abdicando dos seus valores e princípios, que não estiquem demasiado a corda, empurrando o PS para os braços da direita, com Passos ou sem Passos. A política é a arte do possível. E, quase sempre, o possível fica sempre aquém do desejável”.É preciso muita cautela nos desejos levianos, porque à direita já se sabe o que nos espera. Portanto é tal qual como afirma: ” A política é a arte do possível. E, quase sempre, o possível fica sempre aquém do desejável”.

    • nunca se pode dormir descansado com loucos famintos de poder. viram a tese dum PSD fanático Fernando Moreira de sa ,” como construir um , 1~º ministro com uma conspiração digital , diz ele que o mentor poderia SER O RELVAS, mas agora sei que foi o marekeiro Brasileiro André Gustavo envolvido no processo do juiz moro..

  3. Ainda ontem Nick Cohen notava no Guardian que, se a alienação da classe operária nos deu o Brexit e Trump, a da classe média resultou em Corbin e Sanders (que ajudaram à festa). Bem se vê que a Esquerda da Esquerda em Portugal é bem mais inteligente do que isso. Por um lado, nunca alinhou em cultos de personalidade (mesmo Cunhal era avesso a tais coisas, se bem me recordo) e depois, retórica anti-capitalista à parte, parece solidamente (até ver) atrás do centrista liberal António Costa. Talvez isto se deva a duas coisas. Primeiro, reconhece que em política raramente se consegue tudo o que se quer, mas que mesmo pouco é melhor do que nada, ou se calhar é melhor do que o regresso de Passos Coelho (livra, que foi preciso provar isto para perceberem que afinal há diferenças de vulto entre o PS e (este) PSD). Depois, talvez saiba no íntimo que não dispõe de nenhum programa alternativo ao do PS para apresentar e contenta-se com uma melhoria das condições de vida do seu eleitorado tradicional (o que não é nada dispiciendo, note-se). Não deixa de ser trágico que se o seu diagnóstico sobre o estado atual do capitalismo não anda longe da verdade, as receitas que propõe fariam sentido nos anos 70. Sobre os efeitos que o progresso tecnológico tem na redução do emprego, não nos diz nada, como também nada diz sobre como pretende financiar todos os programas desenvolvimentistas que diz apoiar, ou como nos pretende levar através da tempestade perfeita que seria a saída do Euro… Cohen notava com mordacidade que a Esquerda do Labour parece uma morgue e nós por cá não diferimos lá muito disso… Agora, eu aconselhava calma relativamente à escrita do óbito político de Passos Coelho. Em política só se está verdadeiramente morto quando se entrega a alma ao Criador. Trump, o xenófobo sexista, era o adversário perfeito para a sagração de Clinton e depois foi o que se viu…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.