Incendiários

(In Blog O Jumento, 18/08/2017)
fogo
É evidente que o país tem de questionar tudo em matéria de incêndios e quando se diz tudo é porque não se pode deixar de fora a atuação das televisões. Com o argumento de que informam os portugueses as televisões não resistem à tentação de transformar os incêndios num reality show, em que se fica com a impressão de que se procuram as imagens que mais deslumbram, que chocam ou que dramatizam a situação.
A forma como os incêndios são tratados nas televisões faz lembrar os incitamentos de uma conhecida apresentadora de reality shows para que os concorrentes proporcionem imagens picantes. As televisões parece desejarem incêndios cada vez maiores e mais deslumbrantes, o maior número possível de feridos e mortos, tudo o que dramatize a realidade prendendo as audiências. Quando os espetáculo deixar de ter interesse esquecem-se das vítimas que tanto os preocuparam e que serviu de argumento para a sua dedicação noticiosa.
O incêndio de Pedrógão Grande ficará na história da televisão portuguesa e terá jornalistas como Judite Sousa como protagonistas pouco honrosos. Mas, infelizmente, o pior do que se passou não está no oportunismo e falta de respeito pelas vítimas por parte de quem pedia esse respeito em relação a si própria. O pior está na irresponsabilidade com que o tema foi tratado.
Muitos dos incendiários são psicopatas que regem as estímulos, para um incendiário as imagens de um grande incêndio serão muito provavelmente a mesma coisa que seria a exibição de um vídeo de pornografia infantil para os pedófilos. de um dia para os outro assistimos ao acendimento  de dezenas de incêndios, muitos deles durante a noite. O que levará a que num momento em que as televisões exibem imagens de incêndios a tempo inteiro todos os pirómanos do país acordem e ateiem centenas de outros incêndios.
É verdade que os eucaliptos ardem melhor do que os carvalhos e que os incêndios são maiores em dias de calor e ar seco. Mas a maioria deles são ateados por psicopatas ou por gente mal formada. Da mesma forma que no passado se apontava o dedo aos madeireiros, acusados de pagar aos inc~endiários, também teremos de apontar os dedos às televisões que provocam o frenesim dos psicopatas. Os madeireiros ganhavam dinheiro com a madeira barata, as televisões ganham dinheiro com as audiências. o mecanismo corrupto é o mesmo, ainda que tenham tratamento diferente no Código penal.

4 pensamentos sobre “Incendiários

  1. Perfeito!
    Ora digam lá aod Senhores, beijoqueiro e Indiano que é este o caminho a escolher, os homens irão morrer de tédio pela falta das Selffies e dos beijos da praxe-mas também já não há nada para arder a não ser os condomínios de luxo de quem lidera as grandes contas com milhões sempre a somar.

  2. Muito verdade ! Deveria ser proibido relatar e mostrar imagens de incêndios na cadeias de TV, todas elas ! Por lei, e na Assembleia, decretado crime qualquer divulgação de imagens. Bastava anunciar, por ser informativo, que houve tal ou tal incêndio no sítio tal. E deixar actuar os meios de combate ás chamas em paz. Baixaria com cereza o número de hectares ardidos por ano.

  3. Já não estamos na Idade Média,embora ás vezes o feudalismo continue a dar “uns ares de graça”…Parece que a declaração dos direitos do homem tem agora várias interpretações…Moderníces ou tendências ?..Cada um terá sua própria interpretação,já que estamos num país livre….Que o aquecimento global é um facto que os cépticos já desistiram de apoiar,também parece ponto assente…Que o eucalipto é uma espécie invasora que apenas serve o lucro rápido quer de pequenos agricultores a quem lhes foi imposto a falta de rentabilidade da agricultura,ou dos exportadores de pasta para papel,também parece consensual…Nero na antiga Roma,deu-me a impressão que não encontrou quem o apoiasse….No entanto no tempo presente,permite-se,vive-se de “paredes meias” com muitos Neros….A isto se chama evolução e progresso…Ter alguma “prosa”,não enche barriga….Se dezenas de pessoas morrem,milhares são afectadas,o país fica mais pobre,estamos á espera de quê para agir ?…Todo o incendiário ou ordenante devidamente inculpado,deveria a meu ver, e a bem da sociedade em que está inserido,ver a sua imagem e identificação expostas em lugar bem visível nas juntas de freguesia e câmaras municipais relativas aos actos praticados…Atenção….Relembro que há mortes efectivas ,bens perdidos e famílias destroçadas…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.