O KO no Gomes Ferreira

(Por Estátua de Sal, 07/06/2017)

 

costa_entrevista

Estive a ver a entrevista a António Costa. Em grande forma. O pafioso Gomes Ferreira até trazia gráficos para provar que o déficit desceu à séria com Passos, e que a economia já estava a crescer quando o Passos foi à vida para ocupar o cargo de primeiro-ministro no exílio. Ou seja, o Gomes Ferreira queria provar que o bom sucesso atual da economia portuguesa é da responsabilidade do Coelho e não deste governo.

Pois tenho que reconhecer que António Costa, com o qual nem sempre concordo mas que reputo ser um dos poucos políticos sérios deste país, é também um político muito hábil. Respondeu ao Ferreira com a citação do que este lhe tinha dito, há um ano, quando também o entrevistou na SIC. E nessa altura, Ferreira dizia a Costa que o país estava à beira do abismo, que a política seguida era uma catástrofe, tal como também o dizia o Passos. Ou seja, se o país estava tão mal como eles diziam, se a política seguida era tão horripilante, como podem os bons resultados ser da responsabilidade do governo anterior e não deste?

Em suma, o Ferreira queria provar três teses:

  1. Que o país não está tão bem como António Costa pensa que está.
  2. Que mesmo naquilo em que está melhor, o mérito é de Passos Coelho!
  3. Que a austeridade continua, na prática, ainda que o governo queira fazer crer que já acabou.

António Costa esteve à altura. Desmontou os argumentos do Ferreira com grande argúcia e inteligência, mesmo que o entrevistador possa ter alguma razão, nalguns dos tópicos que avançou. Só que, Ferreira perde toda a razão quando usa esses tópicos para engrandecer as políticas pafiosas e desmerecer os méritos do actual governo.

Um entrevistador deve ser isento e tentar pôr o entrevistado a falar e a comunicar as suas opções e opiniões, respondendo a perguntas pertinentes. Ferreira não faz entrevistas, faz debates. Como se fosse candidato a uma qualquer eleição e tivesse António Costa como seu adversário político. É como se o árbitro fosse também ele jogador, calçando chuteiras e tudo.

O problema é que as chuteiras do Gomes Ferreira são alaranjadas com umas listas azuis, as cores pafiosas. E ele nem sequer faz questão de o esconder. Antes de entrar em campo deve telefonar ufano a Passos Coelho e dizer: “É hoje, vou dar cabo dele”. Só que, mais uma vez, foi à tosquia e saiu tosquiado.

 

25 pensamentos sobre “O KO no Gomes Ferreira

  1. Não vi a entrevista porque me recuso a ouvir este oportunista,que só chegou a primeiro ministro colando-se a dois
    partidos asquerosos.Quanto á governação é evidente que houve coisas bem feitas.

    • Oh Silva, recuse-se a comentar aquilo que se recusa a ouvir. Sem noção! “Quanto á gover…” escreve-se (à) com assento grave. Espaços a seguir a vírgulas e pontos finais também fazem parte das regras de pontuação da nossa Língua. PARE, ESCUTE e OLHE!

    • Pois é esse o problema!!!
      Se não ouve e não vê como pode ter opinião? A isso chamo fundamentalismo! Abra a sua mente e não esteja a política como para um clube de futebol, não é vergonha mudarmos de opinião, vergonha e vivermos com dias palas ou achar que o mundo é quadrado!!!

    • Eu, pelo contrário, vi a entrevista do primeiro ministro cuja governação , é evidente que tem coisas bem feitas, uma das quais, foi a de não se ter colado a dois partidos asquerosos, que em quatro anos e meio, destruiram o País, vendendo-o a retalho, com o cortejo de horrores associado : desemprego exponencial, emigração forçada, desespero das famílias, destruição da classe média, roubo nas pensões e reformas, regresso da fome de crianças e idosos, (o elo mais fraco e desprotegido), e a multiplicação de milionários…

      • Concordo com o José Peralta. Só discordo que lhe chame “entrevista”. Quanto ao José Gome Ferreira, não passa de um coitado moço de recados pois não tem sequer formação em economia para se pronunciar sobre o tema. É um patético papagaio da pior direita portuguesa.

      • É pena que gente como você possa votar… Quer culpar o PPC pelo resgate também? Quer ver que os 3 resgates foram culpa da “direita”. Ao ignorante Licínio só lhe respondo assim: “A pior direita seja de que país for, nunca matará tanto como mata a pior esquerda.”

    • Vc é mesmo muito inteligente! Por acaso já leu e conhece a Constituição da República Portuguesa? Vá ler e estudar para não dizer tamanho disparate!!!! Repare que cai em contradição e esqueceu-se que o governo anterior teve a maioria absoluta com o apoio de outro partido na Assembleia da República, .Por outro lado , o povo não tem culpa que o PSD chamado a formar governo e apresentar na Assembleia da República o seu governo e o seu orçamento, tenha sido chumbado pela maioria dos representantes do povo na Assembleia da República! Aprenda um pouco de Democracia e deixe-se de estar cheio de azia de os seus amigos terem ficados privados de acabarem de destruir este País!

    • Não há pior cego do que o que não quer ver. E quem não vê, depois faz figurinhas tristes. É o caso. Então ó Vítor, e a AD? E o PSD/CDS não contam? Não foram coligações? E depois o Portas para conseguir mais poder não ameaçou que saía da coligação? E PC cedeu porquê? Porque dependia dele para continuar a governar, daquela maneira asquerosa como o fez, que roubou aos carenciados para enriquecer ainda mais os banqueiros. Pá, deixa as drogas, que só te fazem mal.

    • Onde andava, este anormal quando o País com coligação de partidos não asquerosos levou os portugueses ao desespero a fonte é ao desemprego!!?
      Devia ler a Constituição da República Portuguesa, para não ser chamado de ignorante e asqueris0

      • André Couto
        “É pena que gente como você possa votar”…

        “É pena que gente como você possa votar ” ? Só este seu conceito de “democracia”, diz da massa de “democrata” de que você, ou o que tem dentro do cérebro, são “feitos”…

        “Quer culpar o PPC pelo resgate também? Quer ver que os 3 resgates foram culpa da “direita”.

        O nome da antónio catroga, o “catrelhos” para os “íntimos”, diz-lhe alguma coisa ? Agora o aldrabão-mór coelho até o quer “apagar”, mas foi ele que, EM NOME DO PSD TAMBÉM ASSINOU ÚLTIMO RESGATE…
        Não se lembra daquela fantochada do catrelhos triunfante a tirar com o telemóvel, a foto da hora a que assinou o resgate ?
        Pois ! Há certas verdades, que certos “democratas” tentam “esquecer”…

    • Meu Deus, e eu que pensava, que já não havia fascistas!! E não se pode extermina-los? Viva o Glorioso 25 de Abril!! Viva a Liberdade!! Fascismo nunca mais!!!

  2. Em tempos ,aquando de uma derrota do meu Benfica,mandaram-me a foto de um passaro,muito magro,descabelado,enfim ridículo E não é que vi o J Ferreira Gomes,nessa imagem??? Coitado,não tem estrutura para estas cavalarias,até o rabo trazia entre as pernas. BEM FEITO.

  3. Uma pessoa séria…que liga ao PGR para safar o amigo PP da Casa Pia. Que era número dois de Sócrates quando foi pedido o resgate. Aposto que você é daqueles que nega que PPC é que trouxe o juro da dívida de 14% para 3%. Gente como você nenhum país do mundo precisa. O facciosismo político mata…

    • caro,
      “…dívida de 14% para 3%” isso ou ingorância ou simplesmente pouco sério. Quem baixou os juros da dívida não foi nem o Passos nem o Costa, mas sim o banco central europeu.

    • Quem não gosta,não come ou põe na borda do prato…A triste realidade é que a direita desce a pique nas intenções de voto…A oposição deveria servir para lembrar o executivo eleito das necessidades dum povo que votou e que quer ser representado.(P) passos coelho,e não foi o único, obrigou à queda do governo de Sócrates,que foi apenas e só o político que mesmo perante a crise bancária ,mais cumpriu as promessas feitas em campanha…Deu rumo ao país e implementou e divulgou as Renováveis.reconhecidas e seguidas em todo o mundo no passado recente. Mostrou que Portugal não era “uma província da Espanha.Até os burros percebem que não se pode “puxar” em direcções contrárias.Mais depressa um burro chega a doutor que um direitola do Restelo compreende que está errado..Temos pena (ou não).tadinhos dos saudosistas…

      • Passos acusa constantemente o PS de ser o responsável pela vinda da Troika. Mas a verdade é que nem quiseram saber se o pec4 resultaria, tal era a vontade de ir ao pote. Portanto, os responsáveis são os pafiosos, sem esquecer pc e be, que também não ficaram nada bem na foto.

    • “Uma pessoa séria…que liga ao PGR para safar o amigo PP da Casa Pia”
      É muito grave o que afirma. Pode provar, ou leu no correio da manha?

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.