Por um punhado de maçons

(João Quadros, in Jornal de Negócios, 02/06/2017)

quadros

No próximo sábado e domingo, cerca de dois mil maçons vão votar para escolher o grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL). Depois de uma campanha animada, com oferta de aventais, os maçons vão escolher entre Fernando Lima, que se recandidata, Adelino Maltez e Daniel Madeira de Castro .

Segundo li, os candidatos discutiram, nas últimas semanas, o futuro da instituição e até que ponto deve a maçonaria abrir-se ao exterior. Na minha opinião escusam de se abrir ao exterior, o que deviam fazer era fechar aquilo.

Sou só eu que estou um bocado farto e não percebo que raio é que é esta coisa da maçonaria? Por que raio existe este clube dentro da sociedade?! Jogam à bola? Não. Fazem pizzas e levam a casa? Não. Ajudam os pobres no Sudão do Sul? Fazem excursões giras? Népia. Se é por darem títulos pomposos aos sócios, para isso temos os escuteiros. Então que raio de coisa é esta que existe e persiste, mas que não serve para nada que se veja?! Porque, se serve para o que não se vê, é porque não é coisa boa. E não está cá a fazer nada.

A maçonaria é como a “Casa dos Segredos”, tem grandes audiências mas não há ninguém que tenha visto e que saiba o que é. Valha-me o Arquitecto. Este país está entregue às lojas dos chineses e às lojas maçónicas.

E só por andarem por aí a dizer que a maçonaria não é tema, tomem lá. Eu continuo a achar bom tema até porque já não consigo olhar para a Assembleia da República sem tentar ver os que são e os que não são. Assusta-me pensar que o deputado Montenegro é na verdade o grande-presidente da loja parlamentar do PSD.

O problema não é nós não sabermos quem eles são, o problema é eles saberem quem não é. Uma coisa são os deputados serem mandriões, toscos, etc. Outra é parecerem isso, mas estarem lá a fazer bom trabalho para o outro grupo secreto a que pertencem. Se a maçonaria não servisse para nada, o Isaltino não andava por lá. Para fazerem aquela figura ridícula e terem de usar aqueles títulos parvos, a compensação só pode ser grande – é como nas despedidas de solteiro. Eu falo por mim, a despender algum tempo de forma estúpida preferia jogar badminton.

Ao menos os maçons podiam fazer umas marchas populares com a Casa Mercúrio, a Casa Mozart, a Casa Africana. Se quiserem fazer festas com farturas, rifas e aventais tudo bem, se for pelo poder é porque querem mama, nesse caso, sou a favor de implantes mamários à força em todos os maçons. Sendo que o presidente teria de ter o maior. – “Olha, vai ali o grão-mestre do GOL, que grande parzorro!”


TOP 5

Grão-mestre

1. A campanha da candidata do PSD a Lisboa arranca no final deste mês ou no princípio de Junho – A ausência de cartazes com a cara de Teresa Leal Coelho tem que ver com a promessa da candidata de tornar Lisboa mais atractiva para todos.

2. Expresso: juízes aplaudidos como estrelas nas Conferências do Estoril – Pelos criminosos?

3. O autor do busto de Cristiano Ronaldo já fez outro. O de Gareth Bale – O mais importante é ter o nome por baixo para sabermos quem é.

4. Trump partilhou uma mensagem no Twitter com uma palavra desconhecida: “Apesar da constante covfefe negativa da imprensa.” Covfefe – Ou porque nunca se deve fazer “golden showers” junto ao teclado.

5. Cristas promete vinte novas estações de metro – Teresa Leal Coelho promete cortar 20 estações de metro (ainda possuída pela troika).

7 pensamentos sobre “Por um punhado de maçons

  1. Você é um “gajo” giro com um humor do caraças e eu gramo muito lê-lo. Continue assim que vai bem e tem aqui admiradora. Beijinhos bem humorados (também).

  2. Das pisas ao badminton. Quando se escreve sobre o que não se sabe com um sentido de gozo sai uma espécie de parvoíce.

  3. “Não se cai no ridículo. Sobe-se no ridículo”. Este “momentadero” subiu aos píncaros. A ignorância provoca estas coisas às pessoas e nem os compridos os ajudam.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.