À sombra de um Oliveira Costa

(João Quadros, in Jornal de Negócios, 26/05/2017)
quadros
Tenho a teoria que é sempre o que veste pior e está menos bronzeado que vai dentro ou leva a pena maior. Se é o Oliveira Costa que leva a maior talhada acredito que no BES o único condenado vai ser o senhor do bigode.

Cerca de oito anos depois já há condenados no caso BPN. Ainda dizem que a Justiça é lenta. Oito anos não dão para um PM tirar um curso.

O ex-presidente do BPN, Oliveira Costa, foi condenado a catorze anos de prisão. Eu gostava de ver os banqueiros levarem catorze anos de prisão mas, com o que nos puseram a penar e a pagar, era justo se fosse quando tinham entre os vinte e cinco e trinta e nove. O Oliveira Costa já só quer estar sossegado e estava disposto a viver num bunker que era mais pequeno e com menos rede que na cela. Assim já não vale a pena. Acho que os arguidos deviam ser condenados a trabalhar na padaria portuguesa durante catorze anos.

É bom ver banqueiros atrás das grades mas, desculpem-me a minha insatisfação, parece-me que nestas coisas apanham sempre a arraia miúda. Arranjam um paspalho para ser só ele e o contabilista. Ao Oliveira Costa basta ouvi-lo e vê-lo, e ver como veste, para imaginar que planeou aquilo tudo sozinho… Foi falar com o Dias Loureiro que lhe disse – “isso é demasiado complexo para a minha cabeça”. Resultado final, Oliveira Costa catorze anos de prisão , Dias Loureiro quinze dias de férias. Também temos de reconhecer que o Dias Loureiro sabe bem melhor aproveitar catorze anos de vida do que o Oliveira Costa que ia fazer sudoku ver o Preço Certo e cama. Alguém acredita que o Oliveira Costa pensa: “vou dar este golpe para comprar aquela colecção rara de selos de aves da Amazónia e aquele pijama fofo com padrão escocês”?

Tenho a teoria que é sempre o que veste pior e está menos bronzeado que vai dentro ou leva a pena maior. É sempre o sucateiro. Se é o Oliveira Costa que leva a maior talhada acredito que no do BES o único condenado vai ser o senhor do bigode, o Amílcar Morais Pires e não um Espírito Santo. No caso do Sócrates, é condenado o Perna e o primo gordo do ex-PM.

É tão curioso ver um indivíduo que pede sandes de Bimbo com queijo levar catorze anos de pena e o Dias Loureiro que ao pequeno almoço faz brincos com lavagantes nem aparecer nos acusados. A esta hora está Aníbal Cavaco Silva a ligar para o Dias Loureiro a dizer: “Sempre pensei que este era um tipo honesto, as pessoas são uma surpresa!”. Diz o ex-conselheiro de Estado – “É verdade, quem diria?! Que sorte que tivemos que ainda conseguimos fazer dinheiro com aquilo”.

Como dizia um amigo meu – “pelo menos agora podermos parar com alegadamente e chamar-lhes mesmo ladrões” – É verdade, mas na realidade o “alegadamente” é o que lhes tirava o estilo. Ficam só ali a meio: nem eram de confiança nem tinham o charme de um bandido.

Neste momento em que o nosso dinheiro do BPN já ardeu todo, a única coisa que me preocupa é o Oliveira Costa não ter estado presente na leitura da sentença porque fez uma operação cirúrgica e estava em recuperação. O que me preocupa é se foi uma cirurgia plástica e agora chama-se Rute Oliveira e nunca mais lhe pomos a vista em cima.

TOP 5

Oliveira

1. Schäuble: “Centeno é o Ronaldo do Ecofin” – Mas a Maria Luís tinha melhor pernas.

2. Atentado em Manchester no concerto de Ariana Grande – Na SIC um psicólogo diz que os pais devem explicar aos filhos porque aconteceu o atentado em Manchester – Há bocado estiveram três especialistas uma hora em debate e não conseguiram.

3. Ex-Ukip Janice Atkinson pede que Inglaterra instale a pena de morte para bombistas suicidas – não vão eles falhar as 72 virgens à primeira.

4. Manuel Ferreira Leite: “sistema fiscal “beneficia os mais ricos e prejudica os pobres” – “e ando aqui desconfiada que a Terra é redonda”.

5. Ministro das Finanças alemão diz que ministro das Finanças português é o CR7 do Ecofin – Passos Coelho diz que Schäuble nunca jogou futebol e ele jogou no Damaiense.

2 pensamentos sobre “À sombra de um Oliveira Costa

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.