O “DESMAME”!

(Joaquim Vassalo Abreu, 10/04/2017)

jovens1

A minha Amiga ANA DEUS, não sei se sabem quem é, mas de certeza que sabem e se não sabem mesmo eu explico, é aquela cantora de voz única, que começou nos BAN, depois nas TRÊS TRISTES TIGRES, depois no CRU, no OSSO VAIDOSO e que agora fez ressuscitar as TRÊS TRISTES TIGRES etc, essa mesma, que além de Deus também é uma DEUSA, escreveu um pequeno “post” no Facebook, com muita piada, acerca destas viagens dos jovens “finalistas” a Espanha…

Eu comentei e disse-lhe: Ó Ana, pensei numa “cena”, pá! Vou escrever ao nosso Amigo JOÃO CARVALHO, que sei de certeza que sabem quem é, mas se não estão a ver eu avivo-lhes a memória, é o rosto da equipa que organiza o FESTIVAL de PAREDES DE COURA e, já agora, também o PRIMAVERA SOUND, no Porto, além de coisas mais, para eles tomarem a si a responsabilidade de, nas margens do Coura, ali na verde Praia do Tabuão, passarem a organizar essas festas dos finalistas.

Ela soltou uma gargalhada e, embora eu não tenha achado muita piada à gargalhada pois ela não me disse nem sim nem não, mas a gargalhada dela só pode significar que gostou da ideia, eu fiquei com esta na cabeça e não vou sequer escrever ao João pois, dentro de pouco tempo, ali pelo 25 de Abril vou estar com ele em Coura, por ocasião do 2º REALIZAR POESIA, e vou-lhe falar pessoalmente. Mas até pode ser que, antes disso, ele leia isto ou alguém lho mostre…

Eu até pensei chamar a este texto de “A RITA e a LINA”, em homenagem à “Ritalina”, e mesmo “NO TABUÃO É QUE ERA!”, mas decidi chamar-lhe aquele enigmático nome que em cima está e vou explicar porquê!

Primeiro porque não seria justo falar apenas da Rita e da Lina e esquecer todas as Matildes e Mafaldas, os Afonsos e os Sebastiões, as Constanças e as Marias (simplesmente), as Vanessas e as Jéssicas, os Joões Marias e as Maria Joões e toda essa juventude que, desde pequena, para se habituarem a se portarem bem, levam durante anos com doses de “Ritalina”…

Até que, em acabando o secundário, muitos já com farta barba e elas com cabelos à Ivanka, vão fazer o tal “desmame”. E, naturalmente, soltarem todos os “hormónimos” em si carregados. Há também quem lhe chame de Adrenalina! Só que ir fazer isso a Espanha, àquelas hotéis e praias “chungas”, sujeitos a mancharem o nosso bom nome e reputação e incomodarem aquela gente vizinha que o que quer é paz, é uma ideia que merece revisão urgente, e daí este meu contributo.

Pois então vejam: se em Agosto, naqueles oito dias de Agosto, mais os outros quinze, que são o antes e o depois do Festival dos Festivais, o pessoal jovem consegue ali erguer barracas para 15 ou 20 mil, e os tipos estão ali felizes e contentes e o que anseiam é voltar, porque não para mil ou dois mil?

É que ali há tudo! Quer dizer, não há mar…mas há rio! E há Praia. Não é de areia, mas é de erva! E a “erva” ali não falta, nem se esgota. E se for toda, até ao Verão ela cresce outra vez. E já viram o que é ter ali uma água fresca à mão, para arrefecer os ânimos e se poder dormir tranquilamente naquelas bóias todas, ao sol ou à sombra, que podem ser patinhos, crocodilos, tubarões, Mickeys e sei lá que mais…ali, tranquilamente, com barracas de sandes, de bifanas e atum de todas as marcas, cervejas para todos os gostos…que melhor para fazer o tal “DESMAME”?

E, depois, ainda podem ir Vila acima, ocupar a “Leira” e as esplanadas, fazer “Raves” ao ar livre…que melhor que um ambiente assim, não só para fazer o tal de “desmame” da tal “Ritalina”, mas substituí-la pelo “Peace and Love” ou o “Make Love Not War ou os dois juntos?

No TABUÃO é que é! Quais “Rita ou quais Lina”? Tudo a monte e fé em Deus, que os Courenses não são como os Espanhóis…Eles querem é malta, pá. Malta “fixe”, gente. Gente jovem e alegre e com um “desmame” livre daqueles preconceitos da espanholada, pá!

“Ouvistes” JOÃO? Tu diz ao Filipe, ao Jó e ao José Eduardo, e mesmo ao Vitor Paulo, que a minha sugestão, como sempre, é grátis! É apenas em nome da Amizade e do meu Amor a Coura!

“Bora” lá, então…


Fonte aqui

Um pensamento sobre “O “DESMAME”!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.