Em ti, Dijsselbloem

(Isabel Moreira, in Expresso Diário, 25/03/2017)

ISA_MOR

Em ti, Dijsselbloem, está o que está em todo o lado, o sexismo que nas tuas palavras põe alimentos e mulheres no mesmo cesto e toda uma visão heteronormativa do mundo.

Em ti, Dijsselbloem, está, no entanto, especificamente, o desprezo pelo outro, a vontade de aniquilar esse outro, num olhar de moral calvinista, a vontade de varrer da Europa quem tens por miseráveis.

Em ti, Dijsselbloem, está, afinal, a vontade ativa de ignorar as causas da crise dos países europeus, está afinal o que sempre esteve, uma ética punitiva a aplicar aos boçais do sul entre os quais também habitam os que durante muito tempo validavam o teu discurso acusando-nos de vivermos “acima das nossas possibilidades”.

Em ti, Dijsselbloem, está a prova de que a xenofobia e o racismo, a extrema-direita, infiltraram-se nos partidos que se dizem, como o teu, “sociais-democratas”, para vitória de quem quer pregar, precisamente, a segregação em vez da união, o tal do desprezo pelo outro que te sai pela boca.

Em ti, Dijsselbloem, está a o norte e o sul, os “fundadores” e os “servidores”, com pronta ajuda do ministro das finanças alemão (era para o país dele que falavas, quando vomitaste?).

Desengane-se quem diz que só está em causa uma clivagem ética e moral e não, também, uma clivagem ideológica.

Vi quem escrevesse que seria assim, por ter sido um homem “de esquerda” a dizer o que disse. Acontece que Dijsselbloem representa precisamente o fenómeno de desmaterialização da esquerda (que felizmente não aconteceu em Portugal). É um homem que há muito dá mostras de pertencer ao campo da direita austera, arrogante e moralista.

Justamente o que é extraordinário é ver a extrema-direita crescer nos seus partidos formais e esticar os ramos para dentro de outros partidos e através deles para instituições europeias.

Foi o caso do partido trabalhista holandês, que lá fez o seu caminho tendo um Dijsselbloem à sua frente, à frente do governo e à frente do Eurogrupo, que não disse uma única palavra verdadeiramente diferenciadora do discurso da extrema-direita e que morreu nas últimas eleições.

Quem não morreu foi a extrema-direita.

Em ti, Dijsselbloem, ouvimos o que destrói (e já destruiu) a Europa.

3 pensamentos sobre “Em ti, Dijsselbloem

  1. São estes neonazis mascarados de democratas que aplicam quotas e coimas se o melhor leite da Europa -dos Açores – ultrapassa uns litros…são estes que nos mandam arrancar as oliveiras para venderem seus excedentes de manteiga e margarina.
    São os mesmos que destruíram nossos barcos e nossa agricultura para colocarem cá os seus produtos com a conivência dos governos nacionais, sobretudo o 1º apos a adesão que governou 10 anos em maioria e destruiu o país- o grande professor competente e austero! Um dia deverá ser julgado! O Povo irá entender o erro que foi votar 5 vezes nele. Alcatrão, alcatrão, alcatrão , obras megalómanas e quase inúteis e a abater barcos e acabar com a agricultura- foram as grandes “reformas”. Terras férteis abandonadas, barcos de pesca podres e os grandes superes a importar desses países o que antes produzíamos e depois a colocar lá os lucros das suas empresas. É isso que esse palhaço quer que continue! Afogar-nos em dividas e juros para continuarmos nas suas mãos e nada produzirmos.
    Foi , é e SERÁ a estratégia desses países com a traição de uns políticos de cá que os apoiam.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.