Candeia que vai à frente?

(Estátua de Sal, 10/09/2017)

img_817x4602015_08_20_09_06_42_2617881

A saída da Grécia da zona Euro é uma hipótese cada vez mais provável. As consequências para a zona Euro? Bem, não podem ser boas mas é difícil, senão impossível, fazer uma quantificação prévia dos estragos e das ondas de choque. Deixo esse exercício ao Ministro Alemão Schauble e à sua casmurrice austeritária e punitiva. Hoje eles, amanhã nós? E nós, Portugal?

Parece que, “nós por cá todos bem”. Ninguém anda preocupado com a possibilidade de sermos, como a Grécia, a prazo mais ou menos longo – mas talvez mais cedo do que se possa pensar -, empurrados para fora do Euro. Normalmente, quem não tem um plano B, acaba sempre a negociar de calças na mão, o que nunca é uma posição ganhadora. Andamos com tanta delicadeza a fugir à discussão do tema, medo dos mercados, medo do Schauble, medo das agências de rating,  mas acreditem, quando a hora chegar ninguém vai ter qualquer delicadeza ou complacência connosco.  Ver artigo abaixo.


O provável novo embaixador dos EUA junto da União Europeia antecipa que a Grécia saia do euro dentro de um ano ou ano e meio. Já o ministro alemão das Finanças voltou a alertar para esse risco caso o Governo grego não aplique as reformas tal como acordadas a troco do terceiro resgate…..


Resto do artigo aqui: Cenário de saída da Grécia do euro está de regresso – União Europeia – Jornal de Negócios

2 pensamentos sobre “Candeia que vai à frente?

  1. O Grexit não é presentemente uma opção viavel : Schauble sabe-o, Tsiparas sabe-o. O primeiro pode fazer algum ruído, mas não vai passar disso. Merkel não vai pagar o preço por muito alta que seja a factura Grega, que será sempre incomensuravelmente menor que aquela que o fim do Euro e da UE traria.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.