O NATAL É HOJE!

(Por Joaquim Vassalo Abreu)

natal2

Natal é em Setembro mas em Maio pode ser, Natal é em Dezembro é quando um Homem quiser… ( Ary dos Santos).


Ok! Tens razão meu querido Ary mas para mim é hoje! Hoje é que é! O Natal da Família, o Natal da reunião Familiar, o Natal onde se junta o sagrado e o profano. É o tempo da celebração da espera, atrevo-me a dizer.

O dia seguinte já é o dia seguinte, o dia da celebração do nascimento para todos os crentes que continuam a ver no (re)nascimento de Jesus Cristo a linha do horizonte das suas vidas e é já o anseio de um novo Natal.

Foi nesta noite já há mais de dois mil anos que Jesus nasceu e reparem como já tudo estava preparado : a manjedoura com as palhas onde iria nascer e deitado estar; o aquecimento já preparado com as “ bombas de calor “ da vaca e do burro directamente ligados aos “ radiadores “ dos seus bafos e os Reis Magos já ali à portinha preparados para o presentearem. Cá para mim os Espanhóis ou andam desligados do tempo ou querem é der diferentes!

Nós celebramos hoje o antes, a ansiosa espera em Família com mesa pomposa e bem regada. E fazemos jus à Vida e à concórdia desejando a todos o mesmo que todos nos desejam. Depois Ele nasce e festejamos. Antigamente até íamos à Missa do Galo. Mas primeiro comemos e bebemos, damos prendas e presenteamos. Antecipamo-nos!

Se não reparemos na similitude actual : um tipo faz anos e o que sucede? Ainda não “nasceu” mas os amigos, logo a partir da meia noite e um desatam a mandar mensagens. Ali até às três da manhã chovem para aí dois terços das mensagens. O aniversariante muitas vezes nem sonha e de manhã é inundado com um sem fim de “bips”. Tudo para que não haja posteriores esquecimentos e um tipo se veja confrontado com aquela figura parva de desejar ao dito um bom aniversário no dia seguinte e este, depois de passar o dia de anos a colocar “likes” e agradecer a todos os que dele se lembraram e contribuíram para que o seu dia fosse mais feliz ( é assim mesmo que toda a gente diz) seja obrigado a perante o infractor particularizar e responder: Ok. Tudo bem, não faz mal, acontece a todos!

Por isso antecipamos e, portanto, o Natal é hoje e pronto! É hoje e não amanhã que se deseja “urbi et orbi” Um Bom Natal muito embora seja amanhã que o Papa “Urbi et Orbi” o deseje. Ele tem razão porque cumpre as formalidades .

É hoje e pronto, já disse e reparem que a gente vai chegando e desejando Um Bom Natal a quem já está e quem já está faz o mesmo a quem chega e neste empate se conclui que o Natal só pode ser bom! E logo e de imediato dizemos ao que chegou e disse a senha : Pá, trouxe este vinho, espectacular vais ver, tens que provar. Mas já provaste? Não, mas disseram-me que é de estalo. E vejam bem como cedo começamos a celebração das provas porque logo a seguir chega outro irmão de diz que traz um ainda melhor, que também não provou mas tem a certeza que é melhor que o anterior que também ainda não provou. E depois chego eu e digo: alto e para o baile: o meu é que é sem ter provado ainda nenhum! E de prova em prova concluindo serem todos bons pena é que as garrafas sejam poucas e às tantas tenhamos que descer de nível, lá vamos emborcando uns frutos secos até ao chamamento para a mesa. Hoje é que é o dia e o resto é conversa!

Todos pra Mesa, aliás três mesas devidamente acopladas: a mesa dos seniores com homens de um lado e mulheres à sua frente, assim cara a cara para o inevitável e necessário controlo: Não achas que estás a beber de mais? A seguir a dos juniores, alguns já seniores com filhos e tudo mas ainda não suficientemente seniores para ocuparem a mesa primeira e depois a mesa da “canalha”, toda ela uma algazarra sem fim, uma algazarra expectante mas de contentamento por todos juntos estarem. Nas três mesas fala-se de coisas diferentes, as conversas são entrecortadas mas todos metem bedelho nas conversas dos outros. Um pandemónio autêntico!

Mas na nossa Família é assim. Na nossa Família há Democracia : somos todos Católicos ( uns mais que os outros ) e somos todas das Esquerdas. E discutimos tudo porque, sendo autenticamente democratas, queremos sempre ter a razão, mas sempre chegamos a consenso nem que seja terminando a conversa com um “ leva lá a bicicleta”!

Nada que uma nova garrafa, esta muito melhor que as outras, não retempere, mesmo que à força de tantos copos entornados o ser melhor seja já só retórica.

No entretanto falamos invariavelmente da Família, da que está, da que não pôde estar e só vem no dia seguinte mas que para o ano vem neste dia e da que já partiu. E recordamos o nosso Pai, as nossas Avós e as suas estórias. E rimo-nos por recordarmos. É o nosso Natal. É a noite de consoada. O Irmão mais novo que já bebeu mais nesta noite que no ano todo começa a contar as novas anedotas rindo-se por antecipação. Sempre a antecipação que, no fundo, é o que estamos a celebrar! Mas tudo acaba em bem: um bom champagne, um bom whiskie e um bom puro. Assim é que é: o sagrado e o profano irmanados num epicurismo salutar e único. Único sim porque noites destas são únicas e só repetíveis ano a ano. A vida são dois dias e nós contamos esses dias pelos Natais que contamos. Em Família, como deve e deveria sempre ser.

E a “canalha” não adormece, adormece é o “tanas”! A sala grande fica inundada de papeis de embrulho e a confusão é tanta que já ninguém sabe de quem são as prendas. Elas para os adultos estão em fase de extinção mas para a “canalha” ainda não, ainda vai havendo. Mas coisa engraçada, eles podem receber muitas prendas mas quase sempre se prendem apenas numa. E é apenas com essa uma que brincam até que o sono os vença.

Eles querem tudo mas depois são sóbrios e isso dá que pensar: então para quê tantas prendas se eles no fim se apegam apenas a uma?

É assim por que o Natal tem que ser no antes porque no dia seguinte já ansiamos por um novo Natal. É a vida que se vai cumprindo e sendo contada por Natais!

UM BOM NATAL PARA TODOS!


Origem do artigo aqui

Um pensamento sobre “O NATAL É HOJE!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.