Bom Natal

(Por Estátua de Sal, 23/12/2016)

natal

Natal. Seja lá o que isso for.

Não é por fazermos votos de bom Natal que passaremos a ter um Mundo melhor. Nem que a vida passe a ser melhor para milhões de deserdados e sofredores da iniquidade e de um sistema económico que prospera cada vez mais para poucos em detrimento da grande maioria.

Mas as comunidades também vivem de rituais e da partilha de comportamentos. As tradições são isso mesmo. Uma herança da memória de outros tempos, por vezes atavismos fora de época.
E essa partilha pode gerar uma resultante social, positiva ou não, construtiva ou não. Dinâmica para a esperança ou dinâmica para coisa nenhuma.

Natal. Seja lá o que isso for, é pelo menos uma pausa na rotina de muitos de nós. Algumas liturgias tomam conta do quotidiano. As prendas, as crianças, as ceias, os encontros e reencontros familiares, os presépios e outros símbolos para os crentes e até para os menos crentes.

E por isso mesmo, quer queiramos quer não, o Natal é sempre uma singularidade, no percurso do calendário anual. Quer para os que o vivem em esperança, em fervor e em otimismo, quer para os que amargamente sofrem o desânimo de nada ter para vivenciar, e para os quais o Natal é apenas mais um dia no caminho de um calvário repetido e constante. Lembremo-nos desses, reflitamos porque são as coisas assim e questionemos porque terão que ser assim.

E para que se mantenha a tradição, para todos os meus amigos e para todos os que me lêem. aqui ficam os meus votos de Bom Natal. Seja lá o que isso for. Seja lá o que cada um queira que seja.

 

13 pensamentos sobre “Bom Natal

  1. Igualmente para si e ,principalmente, um 2017 bom para Portugal, para os portugueses e, já agora, para o resto do mundo que tão conturbado anda.

  2. Subscrevendo, integralmente, agradeço penhorado, e retribuo em bobro, para o meu prezado amigo e companheiro de luta, bem como para todas e todos que habitamos o planeta!
    Façamos com que o NATAL – seja lá o que for – mas enquanto tempo de paz, alegria, harmonia, solidariedade, corações e braços abertos, AMIZADE, enfim, numa palavra AMOR, seja TODOS OS DIAS!
    Um forte abraço!

  3. Belo artigo para esta circonstância ! Boas festas para si e para todos que frequentam este blog. Não sou crente, não casei pela igreja e não fizemos batisar nossa filha… mas não deixo cada ano de construir o presépio e de decorar a árvore de natal. Por tradição e porque a lenda de uma criança a nascer para vir salvar o mundo é uma lenda muito linda e representa para muitos, aquilo que queriamos ver se realizar um dia, não ?
    Bom ano 2017 a todos
    Danielle (portuguesa de adopção)

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.