O “MINDINHO” do MENDINHOS!

                                    (Por Joaquim Vassalo Abreu)

noia

Eu, aí há uns dois anos atrás, aquando da queda daquele que era considerado o DDT- O Dono Disto Tudo, resolvi escrever que ele era o novo DDT, não porque fosse assim tão poderoso que pudesse tal categoria herdar mas, simplesmente, porque era ele o DDT, mas “Dono da Direita Toda”! O Marcelo à sua beira era um curioso diletante!

Ele era o que tudo sabia, o que tudo antecipava, o que anunciava as leis mesmo antes de anunciadas, o que em tudo mexericava, o que tudo influenciava e que em tudo metia colherada. E, como de todos muito sabia, era por toda a sua gente respeitado. Era melhor deixá-lo…

E então resolvi escrever em “modo brasileiro”! Assim o Cavaco era o Cavacão, mas carecia de informação. O Coelho era o Coelhão, mas carecia de decisão. A Marilu de Maria Luisão, mas carecia ainda de afirmação, o Paulo era o Paulão, mas passava a vida no avião, A Cristas já era Assunção e restava o Carlos (Costa), este sim, um Carlão! E este,  sim, tomou uma decisão: separou  do que até aí era bom o mau e chamou um Stock e um Cunha para ao bom acrescentar valor e assim vender. Mas nem mesmo um Stock subiu as existências nem um Cunha as aplicou. E calou…

Mas quem no meio daquela “sarrabulhada” toda mantinha os cordelinhos e manobrava os fantoches? Era o Mendinhos e o seu “mindinho”…

E podem estar agora admirados por antes ter utilizado o modo “ÃO”, do brasileirão, e agora o “inho”, do “ brasileirinho” mas, eles têm sempre solução: Eles podem chamar ao Luis Luisão, ao Pedro Pedrão, ao Paulo Paulão, ao João simplesmente João, mas ao neto chamam  netinho, ao pequenito “gurizinho” e ao Luís também “Luisinho”! E que é o caso do nosso Mendinhos, que também sendo Luisinho, é muito informadinho, muito espertinho, dá aulas ao dominguinho e tem um adivinhador dedo “mindinho”…

Um familiar meu chegado, mas muito chegado mesmo, um Irmão pronto, fez-lhe o último exame do seu curso de Direito, em Coimbra e, tempos depois, verificando a sua meteórica ascensão no então PPD, comentou que ele era um aluno até que mediano, até discreto e tal, e um amigo lhe disse: estás enganado, pá, este tipo vai muito longe…Esse amigo pertencia por acaso ao seu meio e lá sabia…

E a verdade é que, depois de tudo ter sido , até secretário Geral, e um Secretário Geral implacável com os impuros, depois de todo o caminho percorrido, de mil amizades ter cruzado e de mil sociedades ter formado ( empresas, quero eu dizer…), eis que tendo-se ausentado para parte incerta todas as suas “gargantas fundas”, ele passou a utilizar aquele dedinho, o pequeninho, o “mindinho”…aquele que, qual sexto sentido das mulheres, tudo adivinha e que, perante a dúvida alheia, o voyerismo de muitos e a falta de coragem e pusilanimidade de outros, lá vai levando a sua…É que ele sabe muito e de muitos. E se o “Mindinho” fala, está falado. E os dele nem se atrevem a discutir.

Muita coisa mudou, entretanto, mas ele lá continua e, pelos vistos, há muitos que não passam sem os seus “oráculos”, vendo nele, quiçá, o rosto da oposição. Uma no prego e outra na ferradura, mas lá vai boiando, flutuando…Ele é que interpreta e explica as medidas como se chefe da oposição fosse, as vira ao contrário e tal, mas o seu dedinho, o “mindinho”, já não é, apesar de tudo, o que já foi. Será aquela unha que não o deixa sentir o tacto?

É, já não é o que era: O Coelho virou coelhinho, a Luisa Luisinha, o Costa põe-no em sentido, o Marcelo manda-o ganhar juízo e o Tiago ir pro postigo…

Quem é agora o “Mendinho” então? É o do “mindinho”, o do dedo pequeninho, o que desentope o narizinho, o que cusca no olhinho e o que coça o rabinho…

Ganda nóia…


Texto original aqui

Um pensamento sobre “O “MINDINHO” do MENDINHOS!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.