E se fosse consigo…? E se fosse consigo…? E se fosse consigo…?

(In Blog Um Jeito Manso, 25/10/2016)

Não vale a pena dizer nada. Tudo isto é demasiado deprimente. Que querem desmantelar a “selva”. Ó Deus. Selva é este mundo em que vivemos, conduzido por um punhado de loucos e alucinados. Ponham o dinheiro que vos move a todos num sítio que eu cá sei. A minha única consolação é que no inferno os dólares e os euros não vos servirão para nada. É o que me ocorre dizer. (Estátua de Sal)

 

Não posso olhar apenas para o hoje. Em todas as eras houve maldições, êxodos, desesperanças. E se alguma coisa me causa estranheza é que a espécie humana, ao contrário de outras, nada aprenda.O aperfeiçoamento natural, fruto de experiências anteriores, não acontece com as pessoas. Encontramo-lo em animais que vivem no fundo do mar, nas mais…

via E se fosse consigo…? E se fosse consigo…? E se fosse consigo…? — Um jeito manso

4 pensamentos sobre “E se fosse consigo…? E se fosse consigo…? E se fosse consigo…?

  1. Isto deixa-nos derreados!… Que outra espécie animal seria tão indiferente a esta vergonha a que o ser humano chega? Senhores do planeta, o que estão a fazer? É possível isto passar-se? Convoquem a humanidade para o flagelo que a todos envergonha…

  2. o mesmo do jeito manso:
    «A solução para um problema desta dimensão não a conheço»
    Nem eu, mas If I could have a dream…
    Defender, ajudar estes ‘desgraçados’, era garantir-lhes uma travessia segura*.
    Era recebê-los nas costas de origem, fazendo desaparecer assim o tráfico miserável a que são sujeitos.
    Era exercer o poder-politico, militar, económico-para convencer os poderes limítrofes a colaborar: a bem…ou a mal.
    *Com orientação para destinos acordados em Bruxelas.
    Quanto ao poder da UE:
    Mostra-se no Mediterrâneo, com militares e polícias, a fazer ali duas coisas:
    a) Que servem para alguma coisa evitando o abandono total, sossegando assim as consciências europeias;
    b) Militares e policias, todos profissionais, felizes por exercer o serviço, idem pelo recheio nos vencimentos, sem perigos de maior.
    No “América América” de Elia Kazan, os emigrantes europeus-turcos desembarcando em NY: recebidos nos cais em espaços de encaminhamento para o destino seguinte.
    Outro mundo.
    Para que servem Forças Armadas e Policiais nas Europas? Para a defesa dos instalados, como habitual.

    • Caro José Monteiro, os “instalados” não o são tanto como imagina… Em Calais ode ainda tenho família, em regra geral, os habitantes estão e foram exemplares na sua maioria, para ajudar este migrantes, os laimentar, os albergar por vezes, lhes guardar e encher de energia os telemóveis para que continuassem a contactar as famílias… mas Calais está numa região onde o desemprego ultrapassa 20%, zona industrial sinistrada desde 25 a 30 anos…
      A Europa não pode escancarar as portas e dizer: “venham, entrem,o mundo é de todos”. A solução é muito mais complexa e difícil: ela reside nos próprios paises onde deveriam acabar a guerras e as economias se pôr ao serviço das populações… com ajuda do ocidente claro… É desta ajuda que necessitam estas almas perdidas que fujam das suas terras. Danielle Foucaut Dinis

  3. Se o mundo económico fosse organizado de outro modo, que as potências dos grandes estados trabalhassem em conjunto para equilibrar no mundo o comercio que por agora só favorece os detentores de riquezas que nunca estão saciados, que querem sempre mais, mais luxos, mais poder, mais dinheiro, escapando ao dever de redistribuição, seja ela de qual modo for, então estas imagens desapareceriam, mas infelizmente hão de continuar, porque a vontade de quem poderia alterar as coisas é inexistente, apesar dos seus discursos políticos.
    E em tudo o mundo existem coisas bem mais escandalosas do que as lágrimas “bouleversantes” deste homem.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.