Ó Gomes Ferreira, arranja outra táctica

.(Por Estátua de Sal, 21/10/2016)

gomes-FERREIRA

José Gomes Ferreira

O Passos dizia que vinha aí o diabo. Uma das hipóteses era que ele entrasse pelo Ártico, via Canadá, trazido no trenó da DBRS, a tal agência de rating que dá à dívida pública portuguesa a notação de  “investimento”, permitindo assim que o BCE a vá comprando.

Hoje mesmo, soubemos que não veio e que, até Abril, não vai entrar pelo Norte. A DBRS, manteve a notação da dívida portuguesa no nível de “estável”, como era esperado, o que só pode ser positivo para o país, pelo menos no curto-prazo.

Chamado a comentar o evento na SICN, o Gomes Ferreira, lá foi dizendo que é uma boa notícia, um pouco a contragosto, digo eu.
Mas o mais inédito foi a sua crítica à agência de rating. Que não dá “ponto sem nó”, que nada é “de borla”, que é “pró-cíclica”, que não faz boas avaliações, etc.

Ou seja, a DBRS seria boa se tivesse cortado o rating da República. Como não o fez, é porque é parcial, e porque falseia a realidade e age dessa forma porque tem ganhos económicos com isso.

O GF parece um marciano. Então não é dessa forma que todas as ditas agências agem?! Acha o GF que as notas das agências tem alguma coisa a ver com os “fundamentais” das empresas e dos países? Se acha eu só lhe posso chamar tolo e manipulador. Antes da crise de 2008 o Lehman Brotters tinha uma nota de +AAA dado por todas as agências de rating e foi o que se viu: faliu e estava mais que falido há muito tempo.

Portanto, não querendo sublinhar a vitória do país, logo do Governo de Costa, GF optou por descredibilizar a DBRS e a nota que dá à dívida portuguesa.

Só me resta dar um conselho: Ó GF muda de táctica. Já ninguém te leva a sério. Se tiveres dificuldade telefona ao Jorge Jesus para te dar a táctica discursiva que deves usar e quais os reforços a comprar em Janeiro para seres mais credível.

E se não confias no JJ telefona ao Diabo. Ele, apesar de não aparecer, costuma atender as chamadas a tipos como tu, com vocação para a aldrabice, que me parece ser uma qualidade que te vai muito bem com o tom de pele.

.

10 pensamentos sobre “Ó Gomes Ferreira, arranja outra táctica

  1. Texto lúcido! Gostei.

    ________________________________ De: A Estátua de Sal Enviado: 22 de outubro de 2016 06:16 Para: zeframar@hotmail.com Assunto: [Novo artigo] Ó Gomes Ferreira, arranja outra táctica

    estatuadesal publicado: ” .(Por Estátua de Sal, 21/10/2016) O Passos dizia que vinha aí o diabo. Uma das hipóteses era que ele entrasse pelo Ártico, via Canadá, trazido no trenó da DBRS, a tal agência de rating que dá à dívida pública portuguesa a notação de “investimento”, p”

  2. Texto lúcido! Gostei.

    ________________________________ De: A Estátua de Sal Enviado: 22 de outubro de 2016 06:16 Para: zeframar@hotmail.com Assunto: [Novo artigo] Ó Gomes Ferreira, arranja outra táctica

    estatuadesal publicado: ” .(Por Estátua de Sal, 21/10/2016) O Passos dizia que vinha aí o diabo. Uma das hipóteses era que ele entrasse pelo Ártico, via Canadá, trazido no trenó da DBRS, a tal agência de rating que dá à dívida pública portuguesa a notação de “investimento”, p”

  3. Eu acho pelo contrário que o JGF criticou as outras três agências (que colocam Portugal no lixo) por serem pró-cíclicas, não a DBRS, e pela primeira vez há muito, eu concordei com ele… Ora veja lá outra vez a peça, para percebermos se foi você ou eu que percebemos tudo ao contrário

    • Eu já vi. Mas, no fundo, o que ele esteve a fazer foi a “desvalorizar” a nota mais ou menos positiva que a DBRS nos deu. E foi dizendo que só a deu porque tem ganhos com isso. Isso eu ouvi. Nunca disse que a nota foi dada por a economia portuguesa está melhor devido à politica do governo em controlar o deficit, por exemplo…:)

      • O JGF só vai reconhecer que a Geringonça é capaz de uma boa política económica quando Costa fizer chover maná dos céus, e mesmo assim, tenho as minhas dúvidas. Mas ele tem toda a razão quando diz que estas agências de facto não dão ponto sem nó. O problema do conflito de interesses que levou aos triplos A ao Lehmann Brothers é conhecido há muito (muito antes da crise de 2008). Está-se mesmo a ver que quem investe em títulos de dívida portuguesa não vai querer agora livrar-se deles ao preço da chuva porque deixa de os poder ter no seu portfólio, caso a DBRS os classifique como ‘lixo’ e eles percam a cobertura do BCE… E eu diria que isso são excelentes notícias para a República 😉 …

  4. Amigo Estatuadesal,
    Li e subscrevo, como sempre, FELIZMENTE, e enquanto nos mantivermos no mesmo lado da barricada anti-pafista e contra estes pafiosos direitistas (vindos da direita da lusa Direita….) de que o JG (ilustre e altamente experimentado “jornalista” que até já publicou um “qualquer-coisa” – Passos Coelho, há dias, também estava para ir apresentar uma “coisa” festas, lembra?!?!… – com o pomposo quanto elucidativo – da asneira – título “P Meu Programa de Governo”) é um miserável representante, defensor e propagandista sob a forma de marionete que, por isso mesmo, deve ser desmascarado.
    Mas, permita-me, há uma pequena parte do seu texto com que não concordo em absoluto. É quando escreve: «Se acha eu só lhe posso chamar tolo…».
    Efectivamente, entendido aqui o tolo como sinónimo de doido ou maluco, dir-lhe-ei que se o dito GF o fosse estaria com muita sorte, dado que existem médicos, medicamentos e até hospitais para esse tipo de pacientes!
    Mas, meu caro Estatuadesal, para a PARVIDADE, que eu saiba, nada disso existe, pelo que devemos continuar a «alimentar a senha de esganar a burguesia», desmascarando também a parvidade, o oportunismo, a arrogância (cada vez mais refreada por uma realidade “geringonçada” que aos parvos não cabe, sequer, vislumbrar), o pedantismo, o anti-patriotismo e até a má-fé desta alcateia matilhada em que se transformaram os pafistas pafiosos lusos, os tais oriundos da direita da lusa Direita, agora já em desorientação total!
    Perdoe, meu caro Estatuadesal, esta minha não concordância, ainda que ligeira.
    Aquele abraço do
    Anticapitalista Incorrigível

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.