Entre o golpe e a palavra em suspenso

(Por Rosemberg Cariry, in Blog OutrasPalavras, 24/09/2016)

boi

Nota: Depois de ler o texto abaixo, e rememorando mentalmente a lista de atrocidades que ele elenca, a conclusão que me assomou ao espírito foi só esta: se o capitalismo for o melhor sistema económico que a Humanidade consegue por em marcha, não conseguindo implementar outro que seja mais eficiente, a Humanidade não tem futuro e o homem é uma espécie animal em vias de extinção a prazo não muito longo.

(Estátua de Sal).


Há momento em que o desânimo chega, e, diante de um mundo que se desfaz, a necrofilia triunfa como bandeira do grande mercado, e a ideologia da direita e do neoliberalismo triunfam ante a fraqueza e os erros dos homens de bem. De que valeram todas as lutas dos trabalhadores pelas significações do trabalho e da vida? De que valeram todas as lutas pela libertação da mulher? De que valeram todas as lutas contra as intolerâncias e os racismos? De que valeram os sangues derramados por todas as bandeiras da justiça, se o que hoje vemos é o triunfo do ódio, da ganância capitalista, da guerra, da violência e da morte? De que valeram os milhares de sacrificados se, por fim, triunfou a estupidez, a intolerância, o fundamentalismo, seja ele da Bolsa de Valores, do Grande Mercado, da Grande Imprensa, do Estado Islâmico ou das Igrejas Neopentecostais que pregam as novas cruzadas, as novas guerras religiosas, em nome de um Deus capitalista e insensível aos direitos humanos, à diversidade cultural e às liberdades básicas dos povos?

Em momentos assim, o desejo é calar, é reconhecer a derrota. Mas, se olhamos a história, não podemos calar. É preciso lembrar que o capitalismo nascente usava mulheres trabalhando nos teares 18 horas por dia, por um salário de fome. Crianças de apenas cinco anos eram usadas nas minas, para atingir os buracos mais estreitos, onde não chegavam nem mesmo os mineiros mais magros. O tempo médio de vida-uso dessas crianças? Dois a três anos. Contra o capitalismo, Jonathan Swift escreveu uma sátira devastadora na época, intitulada Uma modesta proposta para prevenir que, na Irlanda, as crianças dos pobres sejam um fardo para os pais ou para o país, e para as tornar benéficas para a República. A obra propõe aos grandes capitalistas europeus que mais produtivo e eficiente seria a engorda dessas crianças e a industrialização das suas carnes macias para fazer salsichas. Afinal, não só importava o lucro? Na computação dos lucros, que importava mesmo a morte desses pequenos escravos? Se morriam milhares, esgotados pela exploração patronal, outros milhares os substituíam. Tudo em nome do lucro e do progresso. As empresas de comunicação, caso dos jornais, no início do século XX, exploravam crianças miseráveis até os últimos centavos, nas vendas avulsas, pelas ruas. Houve registros até de uma greve de crianças contra o trabalho escravo imposto pelos jornais (que se consideravam as “trombetas” da liberdade – para os burgueses, mas se esqueciam de dizer que escravizavam crianças).

As primeiras greves foram recebidas com balas, a Comuna de Paris foi recebida com balas, a ideia da liberdade foi recebida com bala. Tudo em nome do lucro e da ordem. A fome e a miséria das massas eram “condições naturais”, e quem se erguesse contra esse estado de coisas era assassinado. Por isso, cada pequena conquista social, cada pequena conquista do espírito, cada pequeno avanço na humanização do homem, custou centenas de milhares de mortos, milhares de milhões. A razão burguesa, baseada na legenda positivista da ordem e do progresso, marcharia sobre os povos e estabeleceria os colonialismos com suas devastações étnicas, culturais e ecológicas ilimitadas. Diziam os capitalistas que a humanidade caminhava em linha reta, subindo as escadas da evolução. No topo da pirâmide (da evolução), estavam, claro, os homens brancos, burgueses, capitalistas. Enquanto isso, no mundo, estabelecia-se o horror, de forma tão assombrosa que, apenas no século XX, as guerras capitalistas geraram mais de trezentos milhões de mortos. Se na grande exposição de Paris (em 1900) comemorava-se o apogeu da razão e da técnica – com os trens cortando os continentes e os navios a vapor cortando os mares, o telégrafo ligando os povos, e a psicanálise desvendando a alma do homem – os demônios que dormiam nos porões do inconsciente preparavam-se para reinar na nova era das devastações.

Não tardaria a eclodir a I Grande Guerra Mundial – um exemplo tenebroso da capacidade destrutiva do ser humano. Nenhum profeta do velho testamento foi capaz de imaginar um inferno de tamanho horror. Nas trincheiras, milhões de homens apodreciam na lama fétida, entre ratos e podridões. Entre gases, balas e o vazio das filosofias, o mundo esfacelou-se, e a razão burguesa mostrou a sua face necrófila. A Segunda Grande Guerra não passaria de um ato contínuo daquela primeira guerra, após breve intervalo. Os horrores de hoje alimentam-se dos horrores desse passado, mesmo que sejam bem mais sofisticadas as tecnologias e mais numerosas as mortes. Sem a mediação da ética, dominada pelo mercado, cada vez mais, a ciência mostra-se ao lado do lucro e da morte. O genocídio concentracionário nazifascista não é uma exceção na construção da modernidade, antes é um experimento biopolítico (conceito de Foucault) posto em prática pela modernidade. Os experimentos realizados nos campos-da-morte continuam a ser usados pela ciência, pela comunicação, pela política, pela psicologia de massas, pela economia neoliberal e globalizada, sob outros rótulos e outros pretextos políticos, econômicos e científicos. Inclusive no discurso cego da eficiência, da hierarquia e da ordem. O “socialismo real”, que tentou seguir o modelo de um capitalismo de estado, fracassou diante dos mesmos horrores.

Hoje, vemos o mundo estilhaçado. Como diziam os velhos Marx e Engels: “Tudo que é sólido se desmancha no ar”. Essa percepção da tragédia que ameaça toda a humanidade em nada evita que o capitalismo em crise continue em busca de mercados para as suas armas, envenene os alimentos, a terra e as águas com seus agrotóxicos, empurrando milhões de seres humanos (mais de dois terços da humanidade) para a mais completa ruína e degradação. Todo esse desastre é bem louvado na grande imprensa (em nome do grande deus-mercado), recebe as benesses dos intelectuais a serviço da ideologia da dominação, é alimentado por políticos que beiram a insanidade. Os bancos e as bolsas de valores comemoram os lucros de uma economia que se desligou do homem e do destino da humanidade, a tudo aprisionando e degradando. Tudo o que disso discorda passa a ser visto como retrógrado, marginal, subversivo, perigoso. “Do rio que tudo arrasta se diz que é violento. Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem” (Brecht).

Olhando esse quadro de ruínas, que mais se completa com a destruição dos estados e das nações (inclusive a brasileira, com o desastre do governo Temer), pode vir o desânimo. No entanto, é nesse momento que devemos encontrar em nós mesmos a melhor força, a chama acesa da esperança, a utopia da construção de um mundo de maior justiça e solidariedade, e, junto com os que não se renderam, continuar a luta necessária. Se ser homem é um projeto em construção, o verdadeiro humanismo só virá com a afirmação da liberdade, da solidariedade, da espiritualidade, do triunfo da poesia sobre a brutalidade do capitalismo e do processo de globalização dos mercados. Um humanismo que compreenda que o planeta Terra foi feito para a vida de todas as espécies e que só o equilíbrio da natureza pode garantir o futuro. Sim, é preciso afirmar a vida, apesar dos conglomerados-multinacionais-de-comunicação (indústrias perversas de manipulação de consciências), banqueiros, empresários, corporações e biopolíticas neofascistas, postos em movimento, com suas pulsões de destruição e de morte.

Vejamos o que acontece com a nossa infância… Dezenas de milhares de crianças e jovens pobres – a maioria de ascendência afro-brasileira – são assassinadas por policiais, pelo tráfico e pelas organizações criminosas, nas periferias das grandes cidades, sem que nada seja feito. O que nos revela um verdadeiro genocídio! Em vez de mais presídios e redução da maioridade penal, deveríamos ter mais escolas, cultura, esportes, artes e condições de vida dignas. As favelas precisam se libertar do fardo das misérias herdadas das senzalas, nesse país que mantém ainda uma elite de espírito escravagista, que perpetua a tirania e os desrespeito aos mais elementares direitos humanos. A situação em todo o mundo não é menos grave, temos mais de vinte milhões de crianças em situação de refugiados e muitos outros milhões padecem de fome, de doenças, de violências e de misérias crônicas.

A situação também é terrível para os nossos índios que são assassinados, brutalizados, alcoolizados, contaminados, prostituídos, expulsos de suas terras pelo agronegócio, pelas madeireiras, pelas mineradoras, pelos bancos, pelas multinacionais. Toda essa economia de commodities, voltada para a exportação, tem por meta transformar o Brasil numa neocolônia, produtora da monocultura da soja, assim como nos séculos XVIII e XIX, fomos a colônia exportadora do açúcar ou do café. Triste destino. Só quem viajou por 150 quilômetros de plantações de soja, situadas no coração do cerrado devastado, pode compreender a tragédia que se anuncia.

A violência contra a mulher atinge índices insuportáveis até mesmo para a mais perversa das sociedades. Uma onda misógina toma conta do país. No entanto, aí estão os novos donos dos poderes, com apoio do Congresso Nacional, incentivando o preconceito contra a mulher, dando golpes contra a democracia, cortando as verbas dos programas sociais, acabando com as escolas públicas e os programas de cultura e de pesquisas, subsidiando o agronegócio e as mineradoras, militarizando a vida, criminalizando a pobreza, cercando as favelas, incentivando o trabalho escravo, matando os índios e dizimando a infância pobre. Se nos calarmos, voltaremos a trabalhar 18 horas por dia, com salários de misérias? Seremos condenados a nos aposentar com 70 anos ou mais, recebendo metade um salário mínimo, se sobrevivermos à dura exploração, às doenças, às químicas alimentares e aos agrotóxicos? Diante de tão grandes ameaças, estaremos condenados a não mais pensar?

Calar ou não calar é uma questão de vida e morte. Se não falamos estamos condenados, se falamos estaremos, da mesma forma, condenados pelas represálias que virão. O que fazer então? Como resposta, lembro um trecho de um poema de Torquato Neto: “Leve um homem e um boi ao matadouro o que berrar primeiro é o homem, mesmo que seja o boi”. Assim, haverá sempre um homem berrando, um discurso feito para os peixes ou um profeta pregando no deserto.

3 pensamentos sobre “Entre o golpe e a palavra em suspenso

  1. Pois é, SOCIALISMO ou barbárie, concluiu a Rosa, já lá vão uns bons tempos e, ao que é suposto, ela não sofria de debilidade mental.
    Só que o pobre do portuga, coitado, não passa de um “ai aguenta!…aguenta!
    A acrescer, temos um governo que está rotulado de esquerda e mais recentemente até de comunista, marxista, leninista, que até já a Mariana Mortágua tem um imposto com o seu nome, a seita pafista pafiosa diz que é ela a ministra das finanças e que ela não pode ser por ser filha de um assaltadorr de coisas privadas, etc., etc,, mas o que se vê de acções mais específicas deste governo, como fazer uma limpeza de tudo o que cheirar a pafiosos nos órgãos de comunicação social públicos, como, por exemplo, um tal Raul Vaz, avençado como comentador de politica nacional da Antena 1, ou um tal Rodrigues “pisca pisca” na RTP 1, assalariado com funções de chefia.
    Mas não, nada disto acontece e a opinião pública continua a ser inundada de disparates, muitos de elevada baixaria, pois as direitas lusas desceram de nível tal, que já nem entre si há entendimento.
    Veremos para onde vai o mundo capitalista, e tenho para mim que não vai demorar muito a sermos surpreendidos com a alternativa à crise instalada desde 2007!

  2. Excelente artigo. Toca em muitas feridas ao mesmo tempo e de certa forma conclui o que há muito já se sabe: o capitalismo como modelo económico ou até como oposição ao comunismo, falhou. Está morto.
    Insistir na sua utilidade só nos está a aproximar cada vez mais do precipício, o que torna as políticas neoliberais tão adoradas pelo PSD e Cavaco, ainda mais nefastas do que se pensava.
    O capitalismo e o comunismo são dois modelos económicos falhados porque ambos assentam na mesma premissa falsa: a existência de honestidade e honra entre os humanos. Nada mais falacioso.
    O comunismo funciona perfeitamente se todos as pessoas ignorarem o que os divide e colocarem o progresso do país acima de tudo. Se todos o fizesse, era um paraíso. Mas como há porcos mais iguais que os outros, dá sempre em desastre.
    O capitalismo é igual. Na sua vertente mais imbecil, o neoliberalismo, a competição inerente entre os mercados seria o suficiente para garantir uma sociedade justa: produtos e serviços a baixos preços e qualidade alta enquanto os vários competidores atiravam dinheiro para os trabalhadores por forma a conseguirem reter os melhores. Mais uma vez, falso como tudo. Sem regulação governamental, os supostos opositores mais depressa formulam acordos entre si para manipular o mercado, manter os preços altos e explorar a mão de obra. E às vezes nem com o policiamento do Governo isto se evita (até porque muitas vezes os governos são cúmplices destas práticas – vide PPPs Cavaquistas).
    A grande diferença entre os dois é que o comunismo falha mais rapidamente e de forma localizada, como aconteceu com o colapso da União Soviética por exemplo. O capitalismo por sua vez consegue manter a ilusão de sucesso por mais tempo até implodir sobre si de forma catastrófica, como aconteceu em 2008 com a crise do subprime. Talvez por isso as pessoas e governos tenham a ideia errada que este pode funcionar mediante certas alterações. Não pode pois além da premissa que referi acima, o capitalismo ainda assenta sobre outra mais falsa e perigosa: a infinidade de recursos e o conceito abjecto de crescimento infinito que daí advém.
    Vivemos num planeta finito com recursos finitos e não precisamos da ciência para nos confirmar algo que é inerentemente óbvio, por muito que os capitalistas nos atirem areia para os olhos. Do ponto de vista científico, um sistema que cresce infinitamente é um sistema instável que mais tarde ou mais cedo vai colapsar. Não podemos acelerar os nossos carros na autoestrada infinitamente, não podemos engordar sem limite, não podemos trabalhar cada vez mais tempo. Eventualmente atingimos o ponto crítico e quando isso acontece nada de bom daí advém. Então porque diabos será “natural” para uma empresa ou pessoa acumular capital infinitamente? Ainda por cima considerando que o capital não é mais que uma abstração dos recursos que todos nós temos disponíveis? É estúpido e a história já nos mostrou isso repetidamente: a grande depressão dos anos 30, a 2a Guerra Mundial, a crise petrolífera dos anos 80, a crise do subprime de 2008, etc.. Vamos mesmo ser parvinhos e acreditar que esta foi a última? Que daqui para a frente vamos continuar a “crescer” até ao infinito como se nada fosse?
    O capitalismo é uma bomba relógio e enquanto nos limitarmos a atrasar o cronómetro ao invés de a desarmar, só estamos a adiar o inevitável.

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