Mais críticos, mais chatos e com mais lata

(João Quadros, in Jornal de Negócios, 26/08/2016)

quadros

 João Quadros

Chegaram ao fim os Jogos Olímpicos do Rio e começaram as críticas dos desportistas de sofá à prestação dos nossos atletas. Um clássico.

Num país onde há tanta gente nos supermercados em fato de treino, custa a aceitar resultados tão fracos. Veja-se Cuba, tem um ditador reformado que anda de fato de treino o dia inteiro, mas teve 11 medalhas. Segundo fontes, que eu inventei (não pode ser só o Marques Mendes), ficámos em quarto lugar dos países onde a prestação dos seus atletas olímpicos é mais criticada. Ou seja, nem a dizer mal chegámos à medalha. Esperava mais destes críticos.

É natural que certas pessoas sintam que ficámos aquém das expectativas.

Não nos podemos esquecer de que somos um país habituado a ter gente a ganhar medalhas, como por exemplo, o Ricciardi, o Mexia e o Zeinal Bava (melhor banqueiro da Europa, melhor gestor da Europa, do mundo, etc). Depois de termos gasto 20 mil milhões de euros com banqueiros de topo, 17 milhões, em quatro anos, para atletas olímpicos, são luxos a que não nos podemos dar.

Desta vez, até o ladino João Miguel Tavares teve a distinta lata de se vir queixar do “choradinho olímpico” e do que gastámos (segundo o CM) com aquela malta, exactamente na mesma página onde já choramingou pelos direitos de autor que o fisco lhe cobrava e na coluna onde defendeu as escolas privadas com natação e cavalos pagos por nós. Pessoalmente, prefiro pagar a canoa do Pimenta que a “dressage” do Martin. Infelizmente, os nossos atletas olímpicos, depois de quatro anos fracassados, ao contrário dos heróis do João Miguel Tavares, não são convidados para uma Arrow Global ou para um Goldman Sachs.

Na realidade, os atletas portugueses são gente com tão pouco espírito competitivo que nem com “doping” são apanhados. A única coisa que tomam é um copo de bagaço para ganhar coragem e ir pedir dinheiro aos pais para poderem ir aos jogos. Percebo a indignação do JMT e companhia, porque a maioria dos portugueses, que se queixa dos falhanços nos jogos olímpicos do Rio, são gente que há quatro anos acorda mais cedo para saber como estão a correr os treinos da canoagem, da natação, do judo, etc.

Confesso que também estou farto do choro pós-olímpico, mais concretamente dos choramingas que, de quatro em quatro anos, se queixam que Portugal não trouxe medalhas. Aposto que se um daqueles atletas, de repente, saca uma medalha com um golo à Ederzito, vão a correr fazer um site para pedir desculpas.

Aos que se sentem mais desgostosos com a nossa competitividade olímpica, deixo um conselho, podem sempre doar 0,5% do vosso pagamento de IRS a instituições, e há várias dedicadas ao desenvolvimento desportivo de jovens. Mas, se calhar, dá uma trabalheira ter de preencher o quadro 9 do anexo H do IRS. Não compensa, prefiro queixar-me. Na minha moderada opinião, estou a calmantes, é imoral exigir seja o que for de quem desprezámos durante quatro anos.


top 5
Medalhados Olímpicos
1. “BCE obriga três dos novos administradores da CGD a frequentar um curso de 8 dias” – Se for de primeiros- -socorros, acho fundamental.
2. “Cristas em sessão fotográfica com vestido com kiwis” – Já não é a primeira vez. Já apareceu com um só com pêras. Estou desconfiado de que Cristas tem um caso com um administrador da Compal.
3. PSD promete continuar aproximação institucional ao MPLA – a nova PàF.
4. Foto com mulher árabe obrigada a despir-se pela polícia, numa praia de Nice, provoca polémica – A lei do: tira, tira, tira!
5. “Só há 211 desempregados a limpar florestas” – E a administração da Caixa com tanta gente.
.

3 pensamentos sobre “Mais críticos, mais chatos e com mais lata

  1. Estátuamiga
    Excelente escolha e excelente publicação. Sou fã do João Quadros e não do JMT – abrenuncio! Vade retro Satanás!
    … vá lá. sempre ganhámos uma medalha… Ganhámos? Quem ganhou foi a Telma Monteiro…

    Qjs do Leãozão (muito abananado)

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.