Sempre que brilha o sol, naquela casa

(João Quadros, in Jornal de Negócios, 12/08/2016)

quadros

João Quadros

Foi a meio das férias, que foram curtas, que dei pela polémica do IMI. Estava a apanhar sol na piscina de um hotel quando, graças ao Twitter, tomei conhecimento de que Assunção Cristas teria dito: “O sol já paga imposto!”

Como, por vezes, me esqueço de que o PP já não está no poder, fui logo untar-me com ecrã total com receio de que tivesse sido criado um imposto para o bronze. Aposto que a troika não desdenharia a ideia.

Lendo a notícia, à sombra, percebi que o CDS-PP classificava as alterações ao IMI como um “ataque directo à classe média” – fiquei ainda mais confuso, estava convencido de que a classe média tinha acabado depois dos anos de governo PàF.

Na verdade, o que Cristas destacava nas alterações do IMI era uma lei que tinha sido criada pelo seu governo. Custa-me ver o deputado Nuno Magalhães chocado, a dizer “o sol vai ser taxado”, como se estivesse preocupado que as casas maçónicas sofressem um aumento simbólico do IMI.

Como não tenho casa própria, olho para o tema com a distância de quem se está nas tintas. É um bocado como: vem lá um IVA dos iates ou vai aumentar o desconto para a Segurança Social para quem lê Pedro Chagas Freitas. Estando de férias, apenas consigo pensar que os caracóis têm uma casa e que põem os pauzinhos ao sol e receio que, em vez de IVA, passem a cobrar IMI no caracol e que o pires vá para os 800 euros. Não consigo ir além disto. O sol não me deixa pensar.

Considero o IMI o imposto com o nome mais fofo de todos. Soa sempre a pequenino. Nunca percebi porque é que as igrejas, etc., se safam de pagar este imposto. Se o IMI aumenta consoante a luz, estamos a falar da Casa de Deus…

O que me parece, dentro do meu desconhecimento do tema, é que uma boa vista é uma noção demasiado ambígua. A casa da minha avó tem vista para o rio, mas ela tem cataratas. Uma casa no alto do Parque Eduardo VII com vista do Tejo, mas que ainda apanha parte da “pila” do Cutileiro, deve pagar ou receber IMI? Complicado.

Pelo que percebi, o IMI vai ser mais baixo para casas com pouco sol e ainda vai haver descontos se a casa tiver vista para um cemitério. Ou seja, em termos de aquisição de imóveis, isto está bom para os góticos. Portugal pode ser o paraíso da reforma dos vampiros, que ainda por cima costuma ser longa.

Como lisboeta, não sei se vai haver grandes alterações. Realmente, há algumas casas em Lisboa com boa vista de rio e sol, mas o que seria verdadeiramente preocupante, porque iria atingir a maioria dos habitantes da cidade, e soaria a saque, era se o Governo resolvesse aumentar o IMI das casas com vista para uma Padaria Portuguesa.


TOP Protector solar 5
1. Rússia excluída dos Jogos Paraolímpicos – Eram todos atletas olímpicos com próteses falsas.

2. Horta Osório apanhado em escândalo amoroso com Wendy Piatt, antiga conselheira de Tony Blair – Não havia ele de ter um esgotamento. Dormir com conselheira de Blair deve rebentar qualquer um.

3. 386 fogos activos em todo o país – Volta a Portugal e incêndios de Agosto são as oportunidades que tenho para ir ficando a conhecer
o país.

4. Paulo Portas: “Depois da política, volto ao meu espaço natural: o sector privado, onde nasci e cresci e tive iniciativa.” – Especialmente quando estava no público. Somos o Carlos Santos Silva do Portas.

5. “Nadador americano atinge o recorde de 25 medalhas nos JO” – Phelps 25 medalhas em 12 anos, Marcelo 48 medalhas em 3 meses.

5 pensamentos sobre “Sempre que brilha o sol, naquela casa

  1. Igrejas,Conventos,Abadias, Misericórdias e todos os primos e parentes dessas organizações não pagam impostos! É um escândalo,é uma roubalheira,é uma imoralidade,valha-nos Deus!

  2. Nada me dá mais usa do que betos de alta patente que tentam ser de esquerda através de piadolas sobre o assunto da actualidade. Obrigada, JQ: já me vim várias vezes.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.