Apenas coincidências…

(Estátua de Sal, 28/07/2016)
Operação%20Marquês
Ontem, dia em que se sabia  que a Comissão Europeia iria decidir sobre as sanções a Portugal, alguém, supostamente muito inteligente, mas talvez não tanto que se lembrasse que também há mais gente inteligente que poderia topar a jogada, decidiu colocar o sr. Procurador Amadeu Guerra, atual Diretor do DCIAP. a dar uma entrevista à SIC, culminando os holofotes do dia sobre o caso Sócrates com uma reportagem (nitidamente preparada com significativa antecedência) seguida de debate na mesma estação televisiva.
Esta reportagem e debate foi uma espécie de julgamento em direto baseado nas presunções do costume e nas elucubrações do sr Gomes Ferreira que disse que se farta de conhecer economistas e advogados que ganharam milhões de forma, disse ele, pouco clara, mas que engoliu em seco quando Rogério Alves lhe perguntou se já os tinha denunciado como é obrigação de um cidadão íntegro. Eu acho que o Ministério Público deveria convocar o José Gomes Ferreira para prestar esclarecimentos sobre as trafulhices, que ele diz conhecer a rodos, e abrir um inquérito, para que a Justiça não seja gozada dessa forma. Passando à frente.
Entretanto, o Dr. Amadeu Guerra, que se tinha imposto a si próprio o prazo de 15 de Setembro para concluir ou desistir da acusação a Sócrates, veio agora na referida entrevista  dizer que tal prazo poderá ser ultrapassado, “logo se verá”. Desmontemos  então o enredo.
Não convém encerrar o inquérito para se poder desenterrar o espantalho de Sócrates sempre que politicamente convenha a alguém e ontem era um desses dias: se houvesse sanções convinha desculpar  Passos Coelho e comandita e servir a efígie de Sócrates, colando-a ao Governo atual, numa bandeja de pecado a espiar; se não houvesse, como sairiam, nessa hipótese, muito mal na fotografia depois da vergonhosa campanha anti-Pátria que conduziram, teriam aí uma forma de ofuscar a vitória de António Costa e do Governo e ocultar a sua própria derrota.
Não gosta a Direita deste meu enredo? Acredito que não deva gostar e ache que isto é tudo uma grande fantasia.
Até pode ser. Mas está ao mesmo nível dos supostos indícios que se diz existirem no caso Marquês e que, ao que parece, vão levar a que os meus netos – que não tenho hoje -, ainda venham a assistir ao julgamento de Sócrates, se é que ele alguma vez vai ser julgado em Tribunal.
Só que há uma diferença: enquanto eu não acuso ninguém em concreto como sendo o autor destas maquinações, por falta de provas, – apesar de ter as minhas suspeitas -, o MP e os amigos da caranguejola na comunicação social vão acusando Sócrates,  fazendo reportagens, entrevistas e debates, sempre com o intuito de condenar quem a Justiça ainda não se atreveu a acusar em juízo, quanto mais, sequer a condenar.
Que tudo isto se passe na SICN, para mim é apenas uma coincidência, porque eu não sou o Dr. Rosário Teixeira, nem o Dr. Amadeu Guerra. Porque se fosse e pensasse como eles isto seriam fortes indícios de qualquer coisa pouco transparente e iria mandar prender o Dr. Balsemão para poder investigar sem que ele, com o seu grande poder, pudesse perturbar o inquérito.
E eu já nem falo nos fracos indícios, que transpiram diariamente do alinhaento noticioso desta estação televisiva, da ênfase que dá a certas notícias em detrimento de outras que cala ou minimiza, e sobretudo da forma como enquadra e encadeia a sequência das próprias notícias, construindo assim mensagens subliminares que em si próprias se tornam elas mesmas também notícias.
Não é que estas técnicas sejam novas no currículo da SICN, mas agora estão a raiar os limites do despudor. De forma que eu aconselhava a SICN, por transparência, a mandar colocar no canto esquerdo do écran, acompanhando os blocos noticiosos, um quadrado bem visível com os dizeres: Publicidade Paga, para que os espectadores mais incautos não comam gato por lebre sem darem por isso.
Seria mais honesto, e o Dr. Rosário Teixeira já nada teria a investigar, porque sendo publicidade paga seria tudo legal. Ao fim e ao cabo, business is business, e nesse caso já o Dr. Balsemão não teria que revelar quem paga os serviços da SICN e quem são os seus clientes.
(Imagem in Blog 77 Colinas, 28/07/2016)

4 pensamentos sobre “Apenas coincidências…

  1. Também o “Da Literatura” se refere a um programa levado na sic que tentava provar que toda a corrupção desde o 25 Abril era da conta de Sócrates, segundo aquele blogue.
    Não vi porque raramente já vejo a sic para além da quadratura e do eixo dos engraçados como que por força do hábito e alguma curiosidade para ver até onde chega o camaleonismo da clarinha (balsemão, imprensa oblige) e também do lopes que passou anos a dizer: “só sei e tenho a certeza que cavaco foi o melhor pm de Portugal e que ppc será sempre melhor pm que Sócrates”.
    Mas queria falar de uma opinião do “Da Literatura” que diz que as malfeitorias e grandezas delas, todas atribuídas unipessoalmente a Sócrates, foram tantas que até o ratinho reacionaríssimo jgf se viu obrigado a lançar para a mesa que ” tantas e tão grandes maldades não podiam ser feitas por um homem só”.
    Pois é caro “Da Literatura”, não é para aligeirar as culpas de Sócrates, como se subentende do seu texto, que o ratinho vai direito a essa conclusão. Vai por aí porque o alvo é António Costa velho amigo, colaborador e ministro de Sócrates e inimigo público do mano costa homem de mão de balsemão.
    O ratinho jgf quer preparar as conclusões daquelas reuniões pidescas na sic no sentido de levar a opinião pública a pensar de que teve de haver colaboradores de Sócrates que eram amigos e seus ministros de confiança.
    Esse será o objectivo de tal abjecta figurinha e jamais aliviar culpas de Sócrates. Se as coisas chegarem ao ponto objectivo e subjectivo requerido um dia. numa dessas reuniões para discutir o caso marquês, vai lançar nomes de possíveis “ajudantes” de Sócrates para as maldades e deixar no ar insinuações sobre outros tantos.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.