1 000 000

(Estátua de Sal, 05/07/2016)

MAGrx

Estátua de Sal

Este blog atingiu hoje 1 000 000 de visualizações, número acumulado, desde 26 de Setembro de 2014, segundo as estatísticas do WordPress. O primeiro texto aqui publicado “O Coelho no País das Maravilhas” (1), era uma espécie de fábula à La Fontaine que pretendia desmontar os malefícios das políticas de austeridade da governação de Passos Coelho, executadas supostamente em benefício do País, quando na verdade, eram e sempre foram executadas em benefício de interesses muito específicos, a começar pela corte que o rodeava e pelos lote de súbditos laranjas do PSD e fiéis apaniguados.

Comecei com o blog numa tarde em que achei que devia dar voz à minha insatisfação com a situação política, social e económica que o País estava a seguir na época. Não podemos, sozinhos, fazer grande coisa, mas por pouco que façamos é sempre mais que fazer coisa nenhuma. O objetivo inicial era publicar textos meus, sempre que tivesse vontade e oportunidade de os escrever. Contudo, como manter uma continuada regularidade é extremamente difícil e desgastante, e como uma regularidade diária só é possível se fizermos da escrita profissão a tempo inteiro, desde cedo passei a republicar textos que vão surgindo na comunicação social institucional ou noutros sites e páginas da blogosfera.

É evidente que sou seletivo. Nem sempre concordo com a totalidade dos argumentos que os textos que publico expendem, mas subscrevo, no essencial a substância dos mesmos. Alguns dos autores que aqui publiquei durante meses, por exemplo, passaram a ter, por aqui, apenas esporádica hospitalidade. É o caso de Miguel Sousa Tavares e de Clara Ferreira Alves, os quais, produziam prosas com as quais me sintonizava no tempo do Governo de Passos, mas que, após a entrada em funções do governo atual, revelaram, de facto, que não passam de dois lídimos defensores do Bloco Central de interesses que durante décadas governou o País com os resultados que se conhecem. Para eles, atacar Passos Coelho, era apenas uma forma de atingir uma desejada aliança PSD/PS, governando o País por décadas, sem oposição, de acordo com as ordens de Bruxelas, dos mercados, do Grupo de Bilderberg, ou de quaisquer outros mandantes.

Aliás, podem ver, se consultarem o Leitor, que se encontra no canto superior esquerdo da página, quais os sites e blogs que sigo e dos quais é frequente republicar muitos dos textos que aqui apresento.

Decidi escrever este texto porque um milhão é um número muito grande. Claro que é inferior à dívida pública do País, mas é bem superior ao número de desempregados registados, e como se sabe, toda a gente diz que temos um desemprego elevado. E o número é tanto maior tendo em conta a temática das publicações. Textos de carácter marcadamente político e económico, sempre numa perspetiva que não é a da manutenção do status quo, mas da alteração do status quo. E como não debato as chuteiras ou as namoradas do Ronaldo, nem as intrigas dos reality show, nem os enredos das telenovelas ou as novas receitas para fazer bacalhau, é óbvio que os que visitam a Estátua de Sal, não são, infelizmente, uma amostra maioritária daquilo que é a população do país ou correspondem ao perfil maioritário da população internauta, e isto tanto é válido para os que concordam quer para os que discordam daquilo que aqui é publicado.

E sobre a concordância ou discordância, é sempre possível e desejável que os visitantes deixem os comentários que acharem por bem. Todos eles foram e continuarão a ser publicados (independentemente da minha posição sobre eles), desde que obedeçam ao mínimo de civilidade na linguagem e no formato. Após a primeira aceitação de um comentário de um dado visitante, o sistema publica automaticamente os seguintes do mesmo autor, sem eu ter que dar qualquer aprovação.

A Estátua de Sal irá continuar com a mesma orientação e a prosseguir os mesmos fins. Usando a crítica, a liberdade de expressão e a escrita como arma, pugnando por uma sociedade melhor e mais justa como objetivo, porque, citando Vítor Hugo, “As palavras tem a leveza do vento e a força da tempestade”.

Estamos a atravessar tempos perigosos, de incerto rumo, e duvidoso norte. E só a capacidade coletiva de refletirmos sobre eles e sobre as tortuosas veredas por onde nos querem conduzir, agindo antecipadamente em conformidade, poderá evitar cenários de previsível catástrofe e retrocesso civilizacional.

Como proclama o lema da minha página do Facebook, “Entre as fendas dos dias e os sons feéricos dos vídeos dos novos tempos. Entre as palmas digitais dos novos mensageiros”, a Estátua de Sal continuará por aqui.

A todos os que me leem e me seguem e que por aqui tem passado, só me resta deixar uma palavra final: obrigado e regressem.


(1) O referido texto pode ser visto acedendo ao seguinte link:

https://estatuadesalnova.com/2014/09/26/o-coelho-no-pais-das-maravilhas/

17 pensamentos sobre “1 000 000

  1. Parabéns pelo número atingido. Significa que muitos e muitas leram o que por aqui se publicou. No panorama atual de verdadeira “asfixia democrática” ao nível dos meios de comunicação social, é sempre um bom sinal.
    Eu vim cá ter por via da coluna da “direita” do Câmara Corporativa. De outro modo, não o encontrava.
    Dito isto, e apesar da importância dos blogues, julgo que as esquerdas (as mais, as menos, as assim-assim, o que se quiser) deviam ter um espaço com maior presença, impacto ou o que for na sociedade portuguesa.
    Plural, sem dúvida, mas que defenda sobretudo os interesses que a esquerda defende: o dos cidadãos.
    Há que pensar nisso.

  2. Parabéns, pelo milhão. Avancemos para os milhões seguintes!…
    Curiosamente, depois de ler o texto, lembrei uma “famigerada tirada” que, admito, não seja do conhecimento de muitos internautas, mas que recordei quando li a parte do seu texto em que escreve:
    “Não podemos, sozinhos, fazer grande coisa, mas por pouco que façamos é sempre mais que fazer coisa nenhuma.”
    É que, balbuciou um dia um luso governante fascista: “NUNCA FOMOS MUITOS, MAS SE FORMOS TODOS, SEREMOS OS BASTANTE!”
    Abraço.

  3. Parabéns, é um excelente número!
    Como leitor regular e apreciador da selecção das publicações feitas
    faço votos para que continue com a mesma orientação que, nos aju-
    da a melhor entender a vertigem em que o Mundo se transformou!!!

  4. Eu leio sempre a “ESTÁTUA DE SAL” gosto bastante. E por regra identifico me com as suas escolhas. Venham mais 1000000000. (acertei no número dos zeros?) Obrigado.

  5. Pois os artigos da “Estátua de Sal” passaram a ser obrigatórios, para mim. Ajudam a reflectir sobre temas fundamentais para o nosso quotidiano. Parabéns, pois, pelo seu trabalho. Regra geral, faço questão de os divulgar na minha página do Facebook, e assim continuarei a proceder. Que o milhão se multiplique por números inteiros!!!!!!!!!

  6. É meu privilégio, ter lido e continuar a ler enquanto puder, estes textos.
    Já não confio, na chamada ‘Informação de Referência’, que desapareceu, salvo raras e honrosas (pessoais) excepções…

  7. Não quero entrar na Facebook (apesar de ser para isso solicitada 5 vezes por dia!) mas gosto muito receber estas páginas de muito boa escolha. Comento por vezes, e reencaminho para as minhas relações quando acho muito importante divulgar… hoje ainda a nomeação de “cherne” num posto importante da Goldman Sachs.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.