Costa 3, Ferreira 0.

(Estátua de Sal, 11/05/2016)

gomes_caricatura

Estive a ver a entrevista de António Costa na SIC.

O que mais me chamou a atenção foi a postura do entrevistador, o pafioso Gomes Ferreira.

Nenhuma das perguntas que trazia na manga tinha implícitos quaisquer pressupostos de sucesso para o Governo e daí – esquece o personagem -, para o País. O estilo foi mais ou menos este:

Dr. António Costa há uma cobra a sair do bolso da Comissão Europeia, por causa do deficit excessivo, como pretende matá-la? Eu acho que não tem fisga para tanto.

Dr. António Costa o desemprego está a aumentar, as exportações caem, o investimento cai, em suma, o senhor diz que não é bem assim e que as causas não tem a ver com a atual governação e que o crescimento vai ocorrer mas eu não acredito.

Dr. António Costa, tem-se dado muito bem com o Dr. Marcelo, mas olhe que nessa história dos colégios privados, eu acho que ele vai discordar de si, e vai-se acabar a lua-de-mel.

Dr. António Costa, quanto quer receber pelo Novo Banco? A banca quer que o Novo Banco seja nacionalizado porque lhe convém, e o Governo vai fazer a vontade aos banqueiros. Aí está mais uma manobra oculta aos olhos dos portugueses.

Em suma, o pafioso Gomes Ferreira mais parecia o chefe da oposição a querer destruir as explicações e os argumentos do Primeiro-Ministro. Seria ele capaz de fazer uma entrevista, no mesmo tom truculento a Passos Coelho ou ao irrevogável Portas?

A Direita, quando as coisas correm bem quer que elas corram menos bem, quando as coisas correm menos bem quer que as coisas corram mal. Espécie de arautos da desgraça, trombeteiros do apocalipse.

O que esta solução governativa veio mostrar, com o ineditismo da aliança à esquerda, foi que a Direita só poderá vir a ser poder de novo em Portugal num hipotético cenário de catástrofe financeira e económica. Pois bem, é esse o cenário que a Direita almeja e para o qual trabalha com ímpeto e afã, quer no plano nacional quer no plano internacional, de forma a poder regressar ao poder que perdeu e às prebendas a que acha que tem direito, por direito de berço ou de unção divina.

Como a realidade nunca mais sai do sítio, como a desgraça nunca mais se concretiza, a Direita empurra o que pode para que a realidade funerária que ela adora se concretize.

António Costa foi respondendo a todas as provocações, implícitas ou explícitas, com a bonomia de um santo homem, tendo como objetivo desmontar a narrativa da desgraça, substituindo-a por uma proclamação de serenidade e confiança, que é o que o País precisa, e os portugueses merecem.

Dou os meus parabéns ao Primeiro-Ministro. Eu não teria paciência para aturar o pafioso Ferreira com a tranquilidade e a boa cara com que ele o fez. À primeira pergunta teria posto logo o personagem em sentido, ainda que reconheça que isso seria um grave erro político que a Direita exploraria até à náusea, e que o Ferreira se esforçou por provocar com insistência.

Mas claro, ó Ferreira, ainda és muito novinho para conseguires tourear o António Costa e conseguires tirá-lo do sério. Ainda andavas de cueiros e já ele tinha quilómetros de debates políticos, entrevistas e declarações públicas.

Eu se fosse ao Balsemão despedia-te, ó Ferreira, porque acabaste por dar um grande tiro no pé, já que o resultado do prélio foi: Costa 3, Ferreira 0 e virou-se o feitiço contra o feiticeiro. A geringonça está de boa saúde e recomenda-se e no horizonte não se vê borrasca a não ser aquela que a Direita catastrofista teima em anunciar todos os dias.

17 pensamentos sobre “Costa 3, Ferreira 0.

  1. Subscrevo a análise da entrevista e os reparos feitos ao (reles) entrevistador e os encómios ao P.Ministro. De facto, e mais uma vez, António Costa honra quem nele apostou, convencerá os mais renitentes e vai dando bofetadas com luva branca ( e com diplomacia) nos seus detratores!

    • O srº Gomes Ferreira fez as perguntas que se impoem fazer…….e que o País anseia por ver respondidas. É um verdadeiro JORNALISTA ao contrario dos demais seguidistas cegos de ideologia partidária duma geringonça escangalhada quase já no estertor como todos vós que o criticam aqui…………façam-se cidadãos ….

  2. no Twitter que vários geringonços estavam a insurgir-se contra José Gomes Ferreira. Logo percebi que a vida do líder da geringonça não estava a correr bem. Este vídeo explica bem o porquê: eles não gostam de ouvir a verdade sobre as consequências da sua política, nem que lhe peçam explicações. Gostam é de jornalistas amestrados e que não façam perguntas. Desta vez tiveram azar.

    • Zé de Faro : Foi mesmo isso que você viu ? Que o ferreira “arrasou” o António Costa ? O que eu vi foi a bonomia com que Costa, paulatinamente, pergunta a pergunta, foi metendo o ferreira num chinelo ! E ainda mal a resposta não estava completa, já o ferreira se sobrepunha, tentando fazer “fogo de barragem” para o Costa não a completar…

    • Não vejo onde é que está o “arraso”
      Arrasador é a falta de inteligência e velhacaria do entrevistador.
      A ele não cabe dar opiniões, para isso está o entrevistado, mas o artolas pergunta e dá logo na pergunta a resposta que gostaria de ouvir, e pior do que isso, põe aquele risinho de palerma, que sim, nem ao lado do Croquete e do Batatinha tem piada.

    • Zé de Faro: repare na manipulação do vídeo. O desqualificado fez as perguntas às 20:48 (canto superior esquerdo), depois não permite ver as respostas de António Costa. Salta para as 20:59 e tira as conclusões que quer, sem que se possa saber se são lógicas. Eu vi a peça toda e achei aquilo uma vergonha jornalística. Aquele fulano (JGF) não tem vergonha, mas um pouco de decoro não lhe ficava mal, se fosse jornalista e tivesse a preocupação de informar.

  3. Se isto for dando certo como até aqui a direita vai estar uns anos sem tocar na chicha por isso já não sabem o que digam com o incómodo.

  4. Vi a entrevista e concordo com a análise. Nada que não estivesse à espera que o JGF fizesse. António Costa até pode, por razões mais ou menos desfavoráveis do andamento de economias internacionais, não ter o sucesso governativas que a sua estratégia governativa tem em prática, mas como político, não tenho dúvida, é do melhor que temos. Tenhamos todos, governo e povo português, a felicidade que merecemos.

  5. Pingback: Costa 3, Ferreira 0 ~
  6. O José Gomes Ferreira é infelizmente portador de um nome o qual ele não honra
    É um estúpido armado em inteligente e limitado quanto baste, um burro teimoso que só vê com um olho.
    Já tem levado nas orelhas e em directo mas não tem emenda.
    Tendencioso, velhaco e arrogante, e por aqui me fico, mas tem cabedal para muito mais.

  7. Certíssimo! adorei este artigo… O nosso Primeiro tem compostura, e o sorriso pachorento das pessoas de bem, que por enquanto só tem como corolário a boa disposição do nosso Presidente… ah se a chuva pudesse parar!???

  8. Já há muito que é sabido que a tribuna do ferreira não é um local de entrevistas, nem de rigor jornalístico.
    O ferreira, que nem economista é mas quem o ouvir julgará que tem um MBA tirado em Harvard e lecciona em Yorkshire, é do mais reles que a televisão viu nos últimos tempos.

  9. Ferreira nem sequer economista é. É um pobre diabo! Só não compreendo como é que pessoas como o António Costa e outras…ainda se dispôem a ser entrevistadas por Ferreira. Que na generalidade se comporta sempre assim. Passa a vida a insinuar as respostas que gostaria de receber.
    Já deixei de ver os seus programas e os da SIC. Não se atura! E é de uma arrogancia intolerável.

  10. Ferreira nem sequer é economista. É apenas jornalista. Mas daí não vinha mal nenhum ao mundo se fosse um jornalista sério. Mas basta ver uma qualquer entrevista para ser notória a sua arrogância e a sua tendência para insinuar as resposta que pretende ouvir. Surpreende-me que pessoas como o António Costa e outras se deixem entrevistar pelo Ferreira. E mais me surpreende que ainda ninguém o não tenha deixado a falar sózinho. A cor politica de Ferreira não me incomoda nada. O que me irrita é a sua pesporrência e a sua convicção de que é um pequeno génio. Graças a Derus ele porta-se mal com toda a gente.

  11. Não vi a entrevista e não simpatizo com o JGF. Mas deliciei-me com alguns destes comentários … depois agoniei-me .A voz do dono e logo a escumalha esquerdista ( apenas para contrapor à “escumalha direitista ” se perfila a dar ao rabinho . Por acaso, sou de esquerda , mas da autêntica e que abomina o seguidismo.. António Costa coraria de vergonha se lesse este nojo… cãezinhos que abanam as ocas cabeças na chapeleira dos pópós da esquerda caviar . Um vómito

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.