A emigrante de luxo e outras histórias

marialuis

O País foi hoje surpreendido pela contratação de Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das finanças, por uma empresa financeira inglesa que adquiriu no ano anterior duas empresas portuguesas a quem o Banif tinha vendido créditos sobre clientes, supostamente tóxicos ou de elevado risco, venda essa que só pode ter ocorrido com a concordância da própria ex-ministra.

Não vou tecer considerações éticas sobre este comportamento que, podendo não ser ilegal, é no mínimo de suspeita promiscuidade entre política e negócios. Até porque a camarilha de Passos Coelho sempre considerou o reino da moral e dos bons princípios como uma espécie de arcaísmo de velhos e de esquerdistas, usado contra o seu programa de liberalismo flibusteiro. Nesse contexto, Maria Luís não surpreende. A sua atitude é totalmente concordante com o amoralismo pafioso que defendeu e executou com brio e dedicação.

Mas, o que deve ser extraído da notícia é o que ela revela sobre o estado de espírito das hostes da Direita, mormente das hostes do núcleo duro de Passos: as tropas começam a desertar.

Primeiro foi o irrevogável Portas, o mais rápido a perceber a situação e a emigrar, pé cá, pé lá, ao que se diz a fazer negócios na Colômbia. Antes já tinha sido o Gaspar a escapar-se para o FMI, depois de ver que não ia poder continuar a cortar nos salários e nas pensões devido ao Tribunal Constitucional, a não ser que fizesse um golpe de estado. Como não tinha pólvora para tanto foi-se embora.

O ministro do pastel de Belém, o Álvaro Santos Pereira, esse também já tinha emigrado para a OCDE. Outros, anteciparam mesmo a derrocada e emigraram antes, até com alguma pompa. Como Paulo Rangel e Nuno Melo que se refastelaram nos confortáveis assentos do Parlamento Europeu, gozando das mordomias que recebe aquele teatro de deputados eunucos, não passando de uns impotentes de luxo e não mais que isso.

Ou seja a Direita começa a fazer as malas. Lá no fundo já não acredita que o atual Governo caia a curto prazo e o melhor é mesmo seguir o conselho de Passos Coelho e começar a emigrar. Só que, se alguns dos que emigram ainda hoje, emigram apenas com a mala de cartão ou com a mochila de estudante, a Maria Luís emigra com a mala forrada de milhões de euros em créditos entregues a preço de saldo aos nossos amigos da City de Londres.

Depois de terem tentado tudo e mais alguma coisa, primeiro para evitarem que o Governo de António Costa visse a luz do dia, depois para que a aprovação do Orçamento se tornasse num momento de crise política, chamando todas as pragas do Egipto, a Comissão Europeia, a D. Merkel, as agências de rating, o Conselho Económico e Social, a UTAO, e finalmente a D. Teodora e todas as cobras e lagartos deste mundo e do outro, a Direita contava ainda com o inefável professor Marcelo para conseguir ir ao pote rapidamente e satisfazer a sua gula incontrolável.

Pois bem, ao que parece o professor já informou Passos Coelho que vai ser muito menos catavento do que Passos dizia que ele era. Isto é, que não conte com ele, Marcelo, para fazer cair o Governo do PS, sendo portanto coerente com aquilo que foi repetindo durante a campanha eleitoral que fez e que o levou à Presidência da República.

Passos, lá lamuriou e fez caretas, mas Marcelo foi-lhe dizendo que se quer que o Governo de António Costa caia, que se faça à vida. E ele lá vai andando pelo País inaugurando umas coisas que já foram inauguradas, debitando diariamente dislates no prime-time, com um séquito de jornalistas e televisões atrás, gente que não lê jornais há três meses e que acha que Passos ainda é o Primeiro-Ministro de Portugal. Curiosamente, quando hoje foi questionado sobre a contratação de Maria Luís, Passos Coelho que disserta sobre tudo e mais alguma coisa, só conseguiu olhar para o chão e fugir dos jornalistas e das câmaras como o Diabo foge da Cruz.

É deprimente que Passos Coelho não veja, ou finja que não vê, que a Direita já começou a empurrá-lo para o caminho da porta dos fundos, porque ele já não faz parte da solução para chegar de novo ao poder mas é sim o nó górdio do problema.

E assim, em total contraciclo, ele lá vai andando pelo País, qual último moicano, e assim andará, fazendo figura de pateta alucinado, até ao dia em que olhará em redor e verá que as tropas todas já desertaram e que ficou sozinho a pregar no deserto, pelo que só lhe restará desistir e mudar de vida.

Contudo, como nunca fez nada de jeito que se visse, nem tem sequer currículo e competências de realce, não vai certamente fazer companhia à Maria Luís e muito menos ao Gaspar ou ao Santos Pereira.

Cá para mim só lhe vai restar uma solução: vai para administrador do Banco do Relvas. Os amigos são para as ocasiões.

Estátua de Sal, 03/03/2016

13 pensamentos sobre “A emigrante de luxo e outras histórias

  1. Fiel retrato da situação.Passos Coelho testa de ferro,dos faraós,descartável.O seu consulado,não era de futuro.Os Teutónicos do norte lhe retiraram o tapete pela agressividade que originou o aparecimento de outras soluções.Ou os faraós de bruxelas arrepiam caminho ou perecem no mar vermelho.Eu quero o meu país de volta anterior à CEE com todas as Fronteiras Marítimas defendidas e defendidas

  2. A falta de escrúpulo, de vergonha, de dignidade, de caracter ! A canalhice, a traição mais obscena aos verdadeiros princípios e fundamentos de um Estado Democrático de Direito ! A mentira institucionalizada por uma corja de pafiosos que tomou o País de assalto, e o destruíu ! “O aldrabão-mór coelho, o “bom aluno” da albuquerque, com quem, pelos vistos, “aprendeu” todas aquelas “qualidades”, além das que “já tinha” ! Esse celerado demencial que continua, de “bandeirinha” na lapela e rodeado de “jornalistas”, a dar-lhe a importância que não tem, e a arvorar-se em “primeiro-ministro”, em “inaugurações” espúrias e discurso de ódio e raiva ! Sempre tão prestimoso e lesto, o facínora, a insultar a inteligência dos Portugueses, contra o actual Governo, e a LEGÍTIMA E CONSTITUCIONAL nova maioria parlamentar, que o apoia ! Pois agora, quando interpelado sobre mais este escândalo, o aldrabão, diz com a desfaçatez tão sem limites, quanto a sua pulhice : “TÊM QUE ACEITAR” (!!!????) QUE EU NÃO FAÇO DECLARAÇÕES…

    Ah ! Não ? E os montenegros, os rangéis, o portas, a cristas (tão alvoroçada anda a “marcar território”…), aquele hino à idiotia, que é a teresa leal coelho, os raivosos nunos melo, os marco antónios costa ? O sociopata mota soares ? Também não comentam ? Então, não aproveitam a “oportunidade” para dizerem que a culpa, é do Costa ? Ou do Sócrates ? “Aproveitem, aproveitem” !!!!…(José Peralta)

  3. A falta de escrúpulo, de vergonha, de dignidade, de caracter ! A canalhice, a traição mais obscena aos verdadeiros princípios e fundamentos de um Estado Democrático de Direito ! A mentira institucionalizada por uma corja de
    pafiosos que tomou o País de assalto, e o destruíu ! “O aldrabão-mór coelho, o “bom aluno” da albuquerque, com quem, pelos vistos, “aprendeu” todas aquelas “qualidades”, além das que “já tinha” ! Esse celerado demencial que continua, de “bandeirinha” na lapela e rodeado de “jornalistas”, a dar-lhe a importância que não tem, e a arvorar-se em “primeiro-ministro”, em “inaugurações” espúrias e discurso de ódio e raiva ! Sempre tão prestimoso e lesto, o facínora, a insultar a inteligência dos Portugueses, contra o actual Governo, e a LEGÍTIMA E CONSTITUCIONAL nova maioria parlamentar, que o apoia ! Pois agora, quando interpelado sobre mais este escândalo, o aldrabão, diz com a desfaçatez tão sem limites, quanto a sua pulhice : “TÊM QUE ACEITAR” (!!!????) QUE EU NÃO FAÇO DECLARAÇÕES…
    Ah ! Não ? E os montenegros, os rangéis, o portas, a cristas (tão alvoroçada anda a “marcar território”…), aquele hino à idiotia, que é a teresa leal coelho, os raivosos nunos melo, os marco antónios costa ? O sociopata mota soares ? Também não comentam ? Então, não aproveitam a “oportunidade” para dizerem que a culpa, é do Costa ? Ou do Sócrates ? “Aproveitem, aproveitem” !!!!…(José Peralta)

  4. A falta de escrúpulo, de vergonha, de dignidade, de caracter ! A canalhice, a traição mais obscena aos verdadeiros princípios e fundamentos de um Estado Democrático de Direito ! A mentira institucionalizada por uma corja de pafiosos que tomou o País de assalto, e o destruíu ! “O aldrabão-mór coelho, o “bom aluno” da albuquerque, com quem, pelos vistos, “aprendeu” todas aquelas “qualidades”, além das que “já tinha” ! Esse celerado demencial que continua, de “bandeirinha” na lapela e rodeado de “jornalistas”, a dar-lhe a importância que não tem, e a arvorar-se em “primeiro-ministro”, em “inaugurações” espúrias e discurso de ódio e raiva ! Sempre tão prestimoso e lesto, o facínora, a insultar a inteligência dos Portugueses, contra o actual Governo, e a LEGÍTIMA E CONSTITUCIONAL nova maioria parlamentar, que o apoia ! Pois agora, quando interpelado sobre mais este escândalo, o aldrabão, diz com a desfaçatez tão sem limites, quanto a sua pulhice : “TÊM QUE ACEITAR” (!!!????) QUE EU NÃO FAÇO DECLARAÇÕES…
    Ah ! Não ? E os montenegros, os rangéis, o portas, a cristas (tão alvoroçada anda a “marcar território”…), aquele hino à idiotia, que é a teresa leal coelho, os raivosos nunos melo, os marco antónios costa ? O sociopata mota soares ? Também não comentam ? Então, não aproveitam a “oportunidade” para dizerem que a culpa, é do Costa ? Ou do Sócrates ? “Aproveitem, aproveitem” !!!!…(José Peralta)

  5. Que tal falarem de Parrachos, Colhone, Pina Moura, Vitorino, e podia continuar por aí fora ….sem falar nos roubos do 44, Paulo Campos que vive a conta mãe, etc…. e daqui uns meses vamos ver aquilo que chamam de esquerda que não passam de uns xuxalistas que acaba sempre que acaba o dinheiro ….ao contrario do que quando está a direita. JA foram 3x será que ficamos por aqui ….A minha maior pena é os próximos cortes não sejam apenas de quem la colocou estes atrasados todos, assim aprendiam a pensar antes de votar em que vos da uns trocos de esmola ….é verdade hoje ja baixaram a divida de estavel para risco …so uma forma de acabar bem a semana .

    • Ivo
      Os cortes que eu paguei e que me roubaram nos últimos quatro anos, a albuquerque, o aldrabão-mór coelho e a quadrilha de gatunos e corruptos de que, pelos vistos é admirador, também deviam ser pagos por si, que é o culpado destes filhos de…”um deus menor” terem destruído o País ! E não fui eu quem votou neles ! Assim talvez aprendesse a pensar duas vezes antes de votar na corja e vir aqui bolsar raiva ! ! Mas estou certo que não “aprende” ! A “devoção e fidelidade canina ” pelas bestas, acicatam-lhe o ódio e toldam-lhe a inteligência ! E a idiotía não o deixa perceber que o que você escreveu , funciona como “espelho” e volta-se contra si ! Sabe o que é o “efeito boomerang ” ? Se não sabe, vá…à Wikipédia… Ah ! E vacine-se ! Olhe que a raiva…mata !

  6. Como já disse no meu comentário ao Nicolau Santos há pouco:

    Na Idade Média, seria queimada em praça pública! No século XX, talvez fosse para alguns anos numa prisão. Agora, neste Século XXI, ainda tem o direito de pensar chefiar um partido que possa vir a ser governo !!! Genial!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.