Emmanuel Todd sobre a crise na Europa

(Este texto é fundamental para compreender o que se está a passar na Europa. A visão de um antropólogo e historiador francês. Publicado no Jornal francês Mediapart. Tradução por Estátua de Sal)


Emmanuel Todd

                   Emmanuel Todd

As declarações de Emmanuel Todd, no jornal belga Le Soir, contemplam variados flashes e fórmulas ferozes que caracterizam o autor. Algumas pistas são já frequentes em comentários colocados no Mediapart. Aqui fica o texto completo para maior clareza dos debates …

Para Emmanuel Todd, a Europa está em processo de se cindir ao meio: norte contra sul. Se a sua insuportável intransigência não é apoiada por grande parte da opinião pública europeia, Alexis Tsipras ganhou, contudo, a simpatia de muitos fãs para além das suas fronteiras nacionais. Por empatia com os gregos anónimos que lutam contra medidas de austeridade consideradas desonestas? Sem dúvida. Mas não encarnará ele, aos olhos daqueles que o admiram, algo maior, que se assemelha à luta de um David, orgulhoso da sua história e da sua cultura, que enfrenta o gigante frio de Bruxelas, convencido de que a Razão é a faculdade da unidade?

Pedimos ao historiador, demógrafo e antropólogo francês Emmanuel Todd, autor, entre outros, de The Invention of Europe (Threshold), ensaio que ele esperava  “que permitisse a alguns europeístas uma outra espessura antropológica de entendimento das nações europeias “, que nos respondesse a várias questões.

Como é que analisa o psicodrama grego? 

O que me impressiona é que a Europa com que estamos lidando não é mais como era antes: é uma Europa controlada pela Alemanha e seus satélites bálticos, polacos, etc. A Europa tornou-se um sistema hierárquico, autoritário, “austeritario” sob gestão alemã. Tsipras, provavelmente, está a conseguir polarizar a Europa do Norte contra a Europa do Sul. O confronto é entre Tsipras e Schäuble (o ministro alemão das Finanças). A Europa está num processo de se cindir ao meio. Para lá do que os governos dizem, eu aposto que os italianos, espanhóis, portugueses… Até os Ingleses tem imensa simpatia por Tsipras.

Uma divisão norte-sul, em vez de uma divisão esquerda-direita? 

Veja a atitude dos sociais-democratas alemães: eles são particularmente duros para com os gregos. Toda a conversa dos socialistas franceses, até recentemente, era dizer: “Vamos fazer uma outra Europa, uma Europa à esquerda. E graças às nossas excelentes relações com a social-democracia alemã, vai acontecer alguma coisa “… Eu respondia:” Não, vai ser pior com eles “. Os social-democratas estão implantados nas zonas protestantes da Alemanha! Eles são ainda mais no norte, e aí ainda mais opostos ao “cathos rigolards” do Sul… O que emerge, portanto, não é de todo uma oposição do tipo esquerda-direita é uma oposição cultural tão antiga quanto a Europa. Tenho certeza que se o fantasma de Fernand Braudel (grande historiador francês: 1902-1985) saísse do túmulo, ele diria que o que está a ficar de novo exposto são os limites do Império Romano. Os países verdadeiramente influenciados pelo universalismo romano estão instintivamente do lado de uma Europa razoável, isto é, de uma Europa cuja sensibilidade não é autoritária nem masoquista, que entendeu que os planos de austeridade são autodestrutivos, suicidários. E do outro lado, há uma Europa centrada no mundo luterano – comum a dois terços da Alemanha, dois dos três países bálticos, e aos países escandinavos -, adicionando-lhe o satélite polaco – a Polônia é católica, mas nunca pertenceu ao Império Romano. É algo extraordinariamente profundo emerge.

 E a França, neste debate norte-sul, não se ouve…

Essa é a verdadeira questão: será que a França irá se mover? A França é dúplice. Há velha França maurrassiana, convertida em França socialista, descentralizada e europeísta, pró-alemã, que bloqueia o sistema. Mas é claro que dois terços das profundezas França estão no lado do sul da Europa. De alguma forma, o sistema político francês – que não cessa de produzir esses presidentes ridículos, onde o asténico sucede ao histérico – não está a desempenhar o seu papel. O sistema está bloqueado. Até agora, a França desempenhou o papel do polícia bom, enquanto a Alemanha é o polícia mau… Para Holland, este é o momento da verdade. Se ele deixar cair os gregos, ele entrará para a História ao lado dos socialistas que votaram a favor de dar plenos poderes ao marechal Pétain. Se os gregos forem massacrados, de uma forma ou de outra, com a cumplicidade e a colaboração da França, então saberemos que é a França de Pétain que está no poder.

Um Grexit irá apressar o fim do euro, como você tem antecipado há muito tempo?

A médio prazo, a saída da Grécia, irá certamente implicar a dissolução do conjunto. É provável que a Alemanha faça uma zona monetária com seus satélites austríacos, escandinavos, bálticos, e com o apoio da Polónia – que não está na zona do euro. Por outro lado, poderemos ver um retorno de uma parceria franco-britânica para equilibrar o sistema.

O que vimos em 2011 foi uma incrível obstinação das elites europeias – incluindo elites francesas neovichystas (deixe ficar “neovichystas”!): mistura de católicos zombies, de banqueiros e altos funcionários desprezíveis para prolongar este sistema que não está a funcionar. O euro é o buraco negro da economia global. A Europa tem-se obstinado numa incrível política de fracasso económico que parece decorrer de um estado de loucura. Estamos no irracional e na loucura: um excesso de racionalidade que produz uma irracionalidade coletiva. Por um lado isto não pode durar muito tempo. Mas, por outro lado, o que eu sinto, e não só entre os alemães e os gregos, é o início de uma vertigem, uma atração pela crise. Ninguém se atreve a dizer que isto não funciona, ninguém se atreve a assumir a culpa do fracasso – pois é um fracasso impressionante, esta história do euro! – mas sente-se também que os atores desta história sentem necessidade de a terminar. É preferível um fim terrível do que o terror sem fim. Neste caso, a Grécia seria o detonador. As pessoas estão a tomar consciência da tragédia real da situação. A tragédia real da situação é que a Europa é um continente que no século XX, ciclicamente, se suicidou sob orientação da Alemanha. Houve a guerra de 14, em seguida, a segunda guerra mundial. É certo que, hoje, o continente é muito mais rico, mais pacífico, desmilitarizado, envelhecido, artrítico. Neste contexto de desaceleração, ao ralenti, estamos em vias de assistir à terceira autodestruição da Europa, e de novo sob a orientação alemã.

E sobre a Grécia? 

Levará 5 anos? vai demorar 10 anos? – Demore o que demorar a Grécia vai começar a sentir-se melhor fora da zona euro. Os gregos são pessoas notavelmente inteligentes e adaptáveis, e terão o patriotismo como fator de unidade interna e reorganização. E é neste ponto que a situação se tornará insuportável para o euro. Deixar a Grécia sair do Euro, é correr o risco de ter que gerir a prova de que é melhor estar fora do que dentro da zona.

Quando se está numa Europa louca, parece que as forças anti Grécia predominam esmagadoramente. Mas quando lemos a imprensa internacional, percebemos que os gregos têm todo o mundo com eles! Basta ler a imprensa americana: considera os políticos de Bruxelas, Estrasburgo e Berlim estão totalmente loucos! Há muita gente que têm interesse em ajudar e salvar a Grécia, a começar pelos americanos, que não podem permitir que este país se desfaça em farrapos, dada a sua posição estratégica. Muita gente vai ajudar a Grécia, esse é que é o problema …

7 pensamentos sobre “Emmanuel Todd sobre a crise na Europa

  1. Li o texto de Emmanuel Todd sobre a crise na Europa e gostei. Sempre previ o que está a acontecer e que é uma 3ª Guerra Mundial, sem armas, é evidente, mas onde irá haver milhões de vítimas, o que já está a acontecer! É evidente que, mais anos menos ano, também nós iremos sair do sistema insustentável em que nos encontramos. Primeiro será a Grécia a sair, depois nós, e, a seguir a nós, os outros países do Sul. A Alemanha ‘luterana’ com os seus ‘satélites’ e os países ‘Romanos’ do Sul , irão então demarcar-se no eixo Norte/Sul. E a França onde fica? Uma incógnita! Eu preferia que optasse pelo eixo Sul. Seria mais lógico e natural, pois é difícil renegar a sua própria história ! …..

  2. E o FMI?
    Quando os Primeiros Ministros Alemão e Francês foram chamados a Chefe OBAMA (que controla 17% do FMI) foi para decidir o que ia ser feito à Grécia. O que a Comunicação Social publica são as Sombras da Gruta de um Grego chamado Platão…

  3. Reblogged this on Eu, Canhoto and commented:
    A LER!
    “A médio prazo, a saída da Grécia, irá certamente implicar a dissolução do conjunto. É provável que a Alemanha faça uma zona monetária com seus satélites austríacos, escandinavos, bálticos, e com o apoio da Polónia – que não está na zona do euro. Por outro lado, poderemos ver um retorno de uma parceria franco-britânica para equilibrar o sistema.”

  4. A Europa ainda pode ser salva,basta para tal que apareça um Estadista a liderar a mesma. Se foi possível após a guerra unir nações que se guerrearam e cujos povos se odiavam, também o é agora. O projeto e politico e não pode ser contabilístico.

    • Você diz :”O projeto é politico e não pode ser contabilístico.” O problema é que só conta na Europa de Merkel a contabilidade. Com Passos Coelho como executante em Portugal! E provavelmente o costa no futuro próximo

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.