SÓCRATES E OS HABEAS CORPUS

(Joseph Praetorius, in Facebook, 16/06/2015)

prae2

Bom…Até à interposição do quinto e sexto requerimento de Habeas Corpus (que foram simultâneos), Carlos Alexandre era o Super Juiz. A partir daí os órgão oficiosos do DIAP e do TCIC passaram a falar no “odiado juiz”, o que nem sequer é verdade porque ninguém caracterizou a conduta decisória como passível de suscitar o ódio, mas apenas como coisa desprezível. Agora começa a dizer-se, generlizadamente e enfim, que isto não pode ser. As diferenças de atitude são nítidas. E ainda assim não estão a vêr tudo nem a dizer tudo.

Porque o grande problema é que o juiz é incompetente e incompetente o procurador, mas nem um nem outro largam a figura que estão a fazer. A hierarquia não reage. Nem a dos tribunais, nem a do MP, o que é assombroso.

Não há vestígio de acusação em parte nenhuma sete meses depois, as imputações indiciadas são absurdas, a lapidação do arguido pela imprensa prossegue já em completo descrédito das organizações institucionais que, à falta de melhor, divulgam até – sempre em violação do segredo de justiça – o desprezo pessoal infinito com que o arguido as trata em diligência. E o absurdo sentimento de ofensa do procurador Rosário. Ofendem-se muito, compreensivelmente. Porque no meio das maiores brutalidades têm, afinal, uma delicada sensibilidade de frágil tentáculo de anémona. Têm cascos grossos, mas uma alma sensível de eruditos poetas, que é quanto pretendem dizer-nos com esses sentimentos de ofensa, se bem vejo. Essa fragilidade, mais as outras, com a brutalidade de que essa fragilidade sensível foi capaz e esta outra verdade – brutal – de estar preso um homem que não pode estar preso nestas circunstâncias, porque ninguém o poderia estar, tudo isto, conjuntamente ou separadamente, não matou apenas o processo (porque já não há nem pode haver processo, se alguma vez o houve) matou a credibilidade do inteiro aparelho judiciário. As hierarquias não funcionam diante de uma loucura intolerável. E essa inactividade desfez a estrutura, se acaso a cobardia moral que a estrutura revela não a tiver liquidado antes (que é o mais provável). Nada deve ou pode ficar no mesmo sítio. Nem sei se é tolerável a simples ideia de tal gente poder subsistir nas magistraturas de um estado contemporâneo e ocidental. Diria que não. Causa isto medo? Sim, pela certa. Um medo infinito. Mas com medo ou sem medo, é preciso dizer o que é preciso dizer.

10 pensamentos sobre “SÓCRATES E OS HABEAS CORPUS

  1. Uma peça vazia. Necessidade de escrever qualquer coisa, mesmo sem sentido, coerência ou exactidão… Enfim… a crise obriga a ganhar o pão de cada dia, mesmo sem apresentar trabalho válido.

    • Você é que me parece que anda a trabalhar para alguém. Ao menos leia de onde veio o texto: do facebook do autor. Que eu saiba os textos do facebook do autor ainda não são pagos. Já o mesmo não digo a quem se limita a “escorropichar” verrina e nenhuma ideia crítica em textos que, podem não ser A VERDADE, mas fundamentam as suas posições. Faça você o mesmo. E se continuar a fazer comentários sem nenhuma ideia, desculpe, mas vai directo para o spam. Quando disser que um texto é vazio, tem que justificar. Aqui não é sítio de propaganda ao Galo de Barcelos.

      • Obrigado pela sua resposta. No entanto, quero apenas referir que, na sua peça, grátis, não adianta nada de novo, não em referência ao andamento do processo mas em opinião sobre o decorrer do mesmo. Têm-se escrito centenas, senão milhares de peças acerca deste processo e, opiniões como a sua, que posso respeitar, sem concordar, já foram publicadas às centenas. Dispenso-me em responder-lhe no seu estilo um pouco grosseiro e indelicado e informo que não ‘trabalho para ninguém’. Também não entendi a referência ao Galo de Barcelos. Passe bem.

        • O seu comentário não merecia outra resposta. Você foi o primeiro a dizer que o autor do texto trabalhava para alguém. Enfim. Continuo à espera de ver a sua análise aos argumentos do texto. Mas, já vi, que bem posso esperar sentado em cima do Galo de Barcelos…:)

    • APARECEU AGORA MAIS UM ILIMINADO, A SER DONO DISTO TUDO E A MANDAR NAQUILO QUE OS OUTROS ESCREVEM, CLARO QUE NEM TUDO SERÁ O MELHOR, MAS QUEM LÊ SABE SEPARAR O JOIO. E SE O FACEBOOK SÓ SERVE A QUEM QUER, É MELHOR ACABAR COM ELE, POR MIM DIREI MAL SEMPRE QUE NÃO ESTIVER DE ACORDO.

  2. excelente texto. Já a resposta do tekapa…igual a tantas outras que essas sim, não acrescentam nada a nada…senão mais lama !

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.