A JUSTIÇA ESTÁ AO NÍVEL DA “CASA DOS SEGREDOS”

A SÁBADO revela todos os pormenores e as intervenções mais marcantes de José Sócrates e do procurador Rosário Teixeira numa sessão gravada sob enorme tensão

A SÁBADO revela todos os pormenores e as intervenções mais marcantes de José Sócrates e do procurador Rosário Teixeira numa sessão gravada sob enorme tensão

Desta vez passaram das marcas. A revista Sábado transcreve partes do último interrogatório a José Sócrates, supostamente confrontado com novos factos que a investigação terá obtido, porque terá tido acesso às gravações do próprio interrogatório.

Como as gravações só podem ter sido produzidas pelos representantes da Justiça, porque não é de crer que Sócrates possa ter acesso a gravador escondido dentro das botas que lhe quiseram tirar, não há dúvida que o segredo de justiça é um segredo de polichinelo ao nível da Casa dos Segredos para voyeurs sôfregos e ávidos de escândalos e vícios.

É isto o “normal funcionamento das instituições democráticas” que está previsto na Constituição e que o Presidente da República jura preservar e defender quando é eleito? Não, o normal funcionamento das instituições democráticas, em mais um 10 de Junho, dia de Portugal, foi mais uma vez apunhalado, perante o silêncio e a cumplicidade do Presidente da República.

 Se é isto, e se aceitamos este cenário como normal, é porque já interiorizámos e passámos a aceitar que o Estado de Direito possa ser subvertido aos olhos de todos sem que ninguém se insurja, à Direita, ao Centro e à Esquerda. Que a Direita nada diga porque o seu pragmatismo, o seu apego ao Poder para retirar benefícios nos negócios, está sempre acima dos valores e dos princípios, e porque sempre conviveram bem com Estados de excepção e de ditadura, ainda se entende.

Que a Esquerda tudo cale, não se oponha, não critique, e não denuncie este estado de degradação da Justiça, este julgamento continuado na comunicação social, perante a opinião pública, querendo colocar um pelourinho em casa de cada cidadão, é dramático, é uma cobardia e, lamento dizê-lo, é ser conivente com a utilização nítida que está a ser feita de um caso de Justiça, utilizando-o como caso de arremesso político.

Como se pode deixar “à Justiça o que é da Justiça e à política o que é da política” se a justiça nos é servida em doses maciças à hora de jantar, como se de uma telenovela se tratasse?

Que me interessa saber que o Ministério Público “acha” que o dinheiro é de Sócrates? Que o MP “presume”? Que a investigação “suspeita”? Que o Procurador Rosário “tem a convicção”? Que o Procurador Rosário “desconfia”? (Esta última formulação, então, é inquisitorial!)

Repare-se que nenhuma das formas verbais utilizadas é conclusiva. Todas elas remetem para hipóteses, presunções, fés, desconfianças. Mas desde quando a Justiça se faz por crenças? Mas desde quando se condenam os cidadãos por suposição ou por mero exercício de adivinhação?

Se não tem provas, que lhe permitam dizer, sem margem para dúvida, que Sócrates foi corrompido e que retirou benefício pessoal desse facto, a Justiça só tem uma solução: libertar Sócrates e assumir os seus erros e as suas inconsequentes práticas. E explicar-nos, finalmente, quais as razões pelas quais vai encenando telenovelas mais ou menos diárias na comunicação social.

Porque, por este andar, e se querem continuar por esta via, o melhor é fazerem-se os interrogatórios a Sócrates nas televisões, em prime-time, acoplando ao “reality show”, chamadas de valor acrescentado, a 60 cêntimos mais IVA, perguntando aos espectadores se o acham culpado ou inocente.

Façam como Pilatos fez com Cristo, quando perguntou à turba enfurecida quem deveria ser libertado, se Cristo se o ladrão Barrabás. A turba decidiu condenar Cristo e Pilatos pôde, tranquilamente, lavar as suas mãos, porque as sabia sujas.

É que, eu já não tenho mesmo a certeza, que não seja a necessidade de lavar as suas mãos, de uma condenação pela turba e não por um julgamento justo, que está a presidir à forma como a Justiça vai gerindo o caso Sócrates na opinião pública, através da cedência aos jornais de peças processuais que fazem parte do inquérito.

Estátua de Sal, 10-06-2015.

17 pensamentos sobre “A JUSTIÇA ESTÁ AO NÍVEL DA “CASA DOS SEGREDOS”

  1. O caso Sócrates já passou fronteiras e está a denegrir a imagem de Portugal internacionalmente.
    Uma vergonha
    O Homem é ou não é culpado?
    Que Justiça é esta que entrou no barco da retaliação política?
    Não há quem recorra para instâncias internacionais para que o processo tenha o fim que deve ter e envergonhe a Justiça portuguesa? Justiça sim, e doa a quem doer, mas assim não!!
    Não há para aí uma Ordem que tome uma posição clara e nos deixem descansados com tamanha telenovela?
    Todos se calaram com Dias Loureiro, Oliveira e Costa, Salgado Espirito Santo, Duarte Lima, Valentim Loureiro, Carlos Melancia, Jardim Gonçalves, submarinos versus Portas e muito outros com processos parados ou arquivados.
    Sócrates tinha que pagar a sua arrogância com que enfrentava a oposição na Assembleia da República, Portas & Ca. e muitos mais. Arriscou… pagou e está a pagar…..
    Que responda e pague se tem que pagar, mas acabem com este tamanho teatro que confunde os portugueses e os entretêm, desviando-os, dos gravíssimos problemas nacionais e confundem como já é habitual em época de eleições.E a Comunicação Social vai no barco sem perceber que também se afunda.

  2. Já ontem na TVi o advogado Magalhães Silva destruía completamente a versão dos magistrados morgadas e morgados, coadjuvados por imensos jornalistas-comentadores em prontidão de serviço, de que seria a defesa a promover as fugas de informação junto dos media, precisamente, pelo exemplo da “sábado” ter publicado há um ano um relato completo das investigações em curso sobre o caso e que após a detenção de Sócrates e sua justificação se constatarem que coincidiam literalmente.
    Agora, estamos perante outra prova insofismável de que é do interior do MP que sai a informação para os tablóides e, como suspeita Sócrates na sua Declaração recente, provavelmente dirigida pelo próprio MP.
    Com sua enorme coragem e estoicismo de carácter que lhe incutem um pensamento com grandeza ética e moral inviolável e força imparável para suportar e contra-atacar com fundamento as intocáveis vacas sagradas manipuladores da justiça em Portugal, hoje. Apesar de estar preso e impedido da liberdade de acção, mas também e sobretudo, gravemente condicionado de liberdade de opinião e expressão; aliás a prisão preventiva serve precisamente para o manter calado e humilhar.
    Os novos relatos do MP feitos agora através da “sábado” revelam uma resposta de vingança à recente Declaração de Sócrates.recusando a “anilha”. Nitidamente o caso vai em crescendo e provavelmente atingirá a apoteose em cima das eleições. Se assim for não vejo como o PS possa fugir a uma tomada de posição de completa rotura com a situação e invadir a rua tomando a frente e guiando a Cidade.

  3. Percebe-se como os camaradas que conhecem Sócrates insistam que o caso é um caso que compete à justiça resolver, que não se devem confundir os campos onde os factos se desenrolam. E ainda bem que o dizem e fazem! Essas toupeiras timoratas tenderiam para uma composição que inevitavelmente mancharia o carácter de Sócrates,homem corajoso, de vincados contrastes e sem meias tintas! O terror que essa gentalha teria de estar ao lado de quem afronta tempestades, desafia os raios e provoca as feras!!! Morriam de medo,sujos e mal-cheirosos… Força Sócrates,mostra-lhes como podiam ser…

  4. Se as pessoas percebessem de justiça, iriam entender que um arguido nunca é colocado em preventiva sem existir matéria mais que suficiente para o fazer. Ou seja, se ele esta em preventiva é porque é culpado. Mas qual é a dúvida?

    • Você não sabe o que é a prisão preventiva e quais os motivos que a fundamentam. A prova que não sabe é que há montes de arguidos que, depois de estarem em preventiva, depois do julgamento saem em liberdade. O último caso, com mais impacto mediático, foi um miúdo de Vila Real que estava em preventiva por suposto crime de pedofilia. No julgamento não se provou nada e saiu em liberdade. Veja se estuda mais estas questões e não seja precipitado a julgar.

  5. Qual será a ideia de estar a fazer juizos de valor antes de tempo? auto convenserem-se de que tanto dinheiro mal explicado e gasto é uma milagrosa generosidade? Porque se é exclusicvamente a prisão preventiva a mais temos milhares de outros em que o tempo até esgotou e nunca os ouvimos murmurar seja o que for.!!

  6. Tenho que deixar aqui os meus parabens ao blog por nunca me ter apagado os comentarios, mesmo quando são no sentido contrario. Merecem todo o meu respeito, mesmo quando discordo completamente do que dizem.

    • Nem outra coisa será de esperar da minha parte, caro Cristo. Desde que dentro dos limites da boa educação, eu publico todos os comentários. Quando eu discordo dos comentários, vou à liça e digo ao que venho, e explico a razão por que discorde.

  7. “Qual será a ideia de estar a fazer juizos de valor antes de tempo? auto convenserem-se de que tanto dinheiro mal explicado e gasto é uma milagrosa generosidade?”

    O caro acha que o dinheiro gasto na escola, na educação e ganho de conhecimentos é dinheiro mal gasto. Tal ponto de vista só revela um pensar vulgar de ante-25A e que coincide, precisamente, com o pensar e actuação do actual governo que já fez recuar décadas as oportunidades de obter educação, comhecimento e ciência aos portugueses.
    O cidadão desinformado ou ingénuo também acha normal e bom que um alto ex-governante saia do governo e vá tratar da vidinha mesmo que seja intermediar ou facilitar negócios entre as elites ou camadas consideradas corruptas em países conhecidos dos palo; é tal o costume a que estão habituados que nem entendem que um alto quadro não tenha enriquecido e precise ainda ir estudar, ainda para mais, que tenha de pedir dinheiro para o fazer.
    O povo, intoxicado e enganado pela propaganda do pensamento único dominante, considera que um doutor chegado ao poder já sabe tudo e ir estudar novamente é elitismo, e muito especialmente, quando tal ideia é estimulada pelos poderes e vendida pelos media de serviço.
    Já pensou que Sócrates cortou a si próprio a possibilidade de vir a ter uma pensão vitalícia como ex-PM sem sequer pensar no caso de vir ou não a ter necessidade? Esta é massa de que é feito o mesmo homem que recusou pactuar com a “cenoura” com que os magistrados pensavam amansá-lo.

  8. “Já pensou que Sócrates cortou a si próprio a possibilidade de vir a ter uma pensão vitalícia como ex-PM sem sequer pensar no caso de vir ou não a ter necessidade? ”

    Dá que pensar não dá ? Um animal feroz, arrogante, corrupto, nojento, rastejante, maligno como metade deste povo o pinta, seria de facto assim tão burro ? Ou não se dará o caso de Socrates ser afinal uma pessoa que se regeu pelo principio de não enriquecer custe o que custar enquanto exerceu o cargo?

    Eu acrescentarei também um pormenor de que muita gentinha se esqueceu mas que poderá ajudar a perceber porque esta senha de prender e castigar por parte deste magistrado e deste procurador : Socrates foi responsavel pela retirada aos juizes do subsidio de residencia ( que chegava a 750 euros por mês) quando estes tinham residencia na própria comarca onde exerciam . Socrates também reduziu as férias judiciais dos senhores juizes de 3 meses para 1 mês apenas, como qualquer outro cidadão têm. Aqui reside o problema. Aqui reside a justificação para Socrates estar preso em preventiva sem ter sequer acusação formada.
    Mais um pormenor : o que Socrates retirou aos senhores juizes…este governo devolveu de imediato, mal entrou ao serviço.
    Penso que não é preciso dizer mais nada.

  9. Por vezes assisto aqui a discussões e comentários acalorados sobre o ataque da justiça a José Sócrates. como já devem ter percebido nada disto me surpreende, esta noticia é de 18 de Dezembro de 2010, leiam e entendem imediatamente porque razão Sócrates está preso…Medida de Sócrates: Os magistrados – juízes e procuradores – que residam na área da respectiva comarca vão deixar de receber 775 euros como subsídio de renda. Só os que morarem fora é que manterão tal complemento, mas com um corte de 20%. (Este governo PSD/CDS já aumentou os Juizes e Procuradores em 1300 euros). As férias foram reduzidas para 30 dias como toda a gente. Há ainda outras regalias que também levam corte,mas também os casamentos Gay e legalização do aborto, cortes nas reformas dos políticos, o mexer nas vacas sagradas, criaram muitos anticorpos.
    http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2014/07/a-maior-cabala-e-mentira-depois-de-74.html

  10. Esta situação só pode ser analisada por gente muito inteligente. Conquanto, a maioria dos opinadores é duma vulgaridade estonteante. A quem interessa, nesta ocasião, desacreditar a justiça?

  11. Este caso está ao nível da Casa dos Segredos porque o próprio e o seu advogado assim o quiseram mais a negação da verdade,é a única estratégia que conseguiram,assim tivesse eu amigos que me emprestassem milhões a mim à minha ex e à minha mãe para comprar casas e mais casas,e ainda pagasse férias de 45mil€ à minha família,e que apesar de tudo sem poupanças nem rendimentos conseguisse viver à grande e à francesa,”quem cabras não tem e cabritos vende,de algum lado vem”,o problema dos investigadores,é que as falcatruas foram bem planeadas o que as torna difíceis de provar,alguns Caramelos escrevem artigos de opinião como este para dificultar mais a vida aos investigadores quando devia ser ao contrário,até parece que gostam de ser roubados,Masoquistas.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.