Mentiras Gerais

(Baptista Bastos, in Correio da Manhã, 11/05/2016)

bb1

Baptista Bastos

Foi penosa a entrevista do Durão Barroso ao Ricardo Costa. Para quê ouvir alguém que nada tem para dizer, a não ser dislates e banalidades? Aquilo cheirava a frete e converteu-se num embuste. Jorge Sampaio manifestou-se “perplexo” com as declarações do entrevistado sobre a Cimeira dos Açores, aclarando que a terminologia então utilizada pelo Barroso não correspondia à verdade do que estava em jogo. Afinal, era uma reunião para a guerra e não para a paz, como lhe fora garantido. A “perplexidade” de Sampaio traduz-se na circunstância de ter sido enganado, e o Barroso diz, agora, que o mentiroso é o Bush.

Estamos em pleno delírio interpretativo. A omissão, a mentira, como instrumentos. Surge, no proscénio, o Passos Coelho. O homem demonstra um acabrunhamento, uma soturnidade dolorosos. Ainda se não habituou à evidência de que foi escorraçado do poder. Perpassa, nos seus olhos e nas suas frases, uma fadiga inumerável.

Contrasta com a vivacidade dos seus discursos anteriores. Diz que Marcelo está radiante de felicidade, e denota o rancor mascarado que alimenta pelo Presidente. Ódio antigo não cansa. Mais tarde, a uma plateia de jovens, assevera que Portugal está a andar para trás, induzindo que o consulado dele foi uma maravilha.

Em consciência e em consonância com a verdade, pode este homem afirmar tal coisa?, ele que empobreceu o País, que provocou o aumento do desemprego; cortou nas pensões e aumentou os impostos; esteve na origem da falência de centenas de empresas; atirou para o estrangeiro quatrocentos mil jovens; desesperou milhares de famílias; não prestou contas a ninguém – pode este homem dizer tais trapalhices sem que, como na Bíblia, a boca se lhe encha de areia?

Passos e Barroso são farinhas semelhantes, provenientes, o primeiro da Juventude Comunista, o segundo do maoismo mais assanhado. Ambos abjuraram. Eis.

Um pensamento sobre “Mentiras Gerais

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.